Por Bruno Leonel

Criatividade, inovação e um time de colaboradores cheio de ideias e disposição; É com algumas dessas características que a AlmA Londrina Rádio Web (No ar desde 2012), mantém na cidade uma programação com foco no jornalismo cultural. Desde sua criação, já contou com dezenas de produções radiofônicas autorais, transmissões ao vivo, parcerias com universidades, organização de oficinas e eventos musicais. Além da parte jornalística, a web rádio promove também eventos em Vilas Culturais de Londrina, assim como a integração entre núcleos artisticos da cidade.

Na Vila Brasil, a Vila Cultural 'Alma Brasil' realiza atividades diversas, além de sediar a Alma Londrina Rádio Web - Foto: Bruno Leonel/RubroSom.
Na Vila Brasil, a Vila Cultural ‘Alma Brasil’ realiza atividades diversas, além de sediar a Alma Londrina Rádio Web (Na foto o Sarau promovido pelo Teatro de Garagem) – Foto: Bruno Leonel/RubroSom.

A rádio Alma deriva da atuação do Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária de uma estrutura periférica no município, a Vila Cultural AlmA Brasil. Atualmente, conta com 26 programas em sua grade, 18 horas de programação exclusiva, 15 profissionais, que vão de web design à editor de áudio, e um total de 74 colaboradores, que vão de apresentadores à estagiários. Desde sua criação, a maior parte das atividades da emissora são financiadas pela Lei Municipal de incentivo à cultura, o PROMIC. O financiamento público e o caráter independente do coletivo garantem, sobretudo, uma diversidade em sua programação. A rádio é parte Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária da ONG Alma Londrina (Vila Brasil) onde o espaço é sediado. “Somos um veículo especializado em cultura, mas com características da comunicação comunitária, somos um tipo diferente de veículo voltado para a comunidade próxima, não só geográfica, mas que tenta levar para esse universo da cultura independente para outros públicos e espaços, de forma diferente do que realiza por exemplo a mídia tradicional, que muitas vezes delimita o espaço, trabalham em torno de uma agenda, e acabam excluindo muitas coisas que estão acontecendo na região” conta Daniel Thomas, Coordenador Geral da Rádio Alma.

Parte do time de colaboradores, jornalistas e produtores da Alma Londrina Rádio Web. No dia alguns músicos que tocaram no 3º Palco alma (Como Bruno Moraes e Seo Nelson, ao fundo) estavam dando entrevista na rádio - Foto: Bruno Leonel/Rubrosom
Parte do time de colaboradores, jornalistas e produtores da Alma Londrina Rádio Web. No dia alguns músicos que tocaram no 3º Palco alma (Como Bruno Moraes e Seo Nelson, ao fundo) estavam dando entrevista na rádio – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom

Recentemente, a equipe, se reuniu para discutir um novo conceito para a rádio Alma. Fabrício Santesso, coordenador de publicidade da rádio, explica como se deu o processo de criação do projeto. “As discussões chegaram a um novo slogan: ‘Musifique sua Alma’, chamando a atenção para o fato de reforçar o papel a música ligada a cultura, que é a marca da rádio. Com o avanço da internet, o veículo passa por uma reformulação, onde o maior desafio é fazer com que um meio baseado na sonoridade seja integrado a um meio puramente visual. Recentemente, o site da rádio web ganhou contornos de portal, oferecendo produções sonoras, fotográficas e textuais”, afirma Santesso.

radio-estudio1
O jornalista Lucas Pullin entrevista os músicos Nelson José da Silva e Bruno Morais nos estúdios da Alma Londrina – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom

Atualmente a rádio tem mais de 80 colaboradores, há pessoas que colaboram esporadicamente, participam de programas… Há alguns como Ashanti que são feitos por muitos colaboradores junto com o professor Regis Moreira, que ministra a disciplina de comunicação popular e comunitária da UEL, “A ideia surgiu como um trabalho de faculdade, logo, alunos vieram até aqui e começaram a fazer a gravação aqui – no giro é um programa q envolve as vezes 20 pessoas. Sempre abrimos espaço para novos colaboradores que queiram produzir também”, conta Daniel. Alguns programas são também veiculados junto à programação da UEL FM.

Abacate Contemporâneo durante apresentação no 3º Palco Alma, realizado pela Web Rádio - Foto: Bruno Leonel/Rubrosom
Abacate Contemporâneo durante apresentação no 3º Palco Alma, realizado pela Web Rádio – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom

Futuro – Para o próximo ano, segundo o coordenador, a ideia é expandir as atividades, sem ainda estabelecer números “Difícil falar ainda por causa das dificuldades, não sabemos como serão nossos projetos para editais inscritos para o próximo ano. Mesmo quando o projeto não foi aprovado em um ano anterior, continuamos lutando até que ele fosse viabilizado, estaremos sempre correndo atrás, a rádio é mais do que apenas um trabalho, é a realização de um sonho, de um objetivo de trabalhar com música e arte – da ideia de trabalhar com as pessoas e artistas, iremos batalhar por eles sempre”, pontua Daniel em entrevista ao Rubrosom.


INFORMAÇÕES
Ouça a Alma Londrina Rádio web pelo siteAQUI
Facebook – Alma Londrina Rádio Web