Por Bruno Leonel

A quinta edição da ‘Mostra Londrix Vídeo Poema’, vinculada ao Festival Literário de Londrina, abrirá inscrições na próxima segunda-feira (11). Segundo a divulgação do edital, a mostra foi criada devido a ideia de integrar novas mídias e tecnologias à produção de toda uma geração de leitores e produtores de informação que são inovadores na sua forma de construir e expressar sua arte.

A mostra foi idealizada com o intuito de mostrar que o discurso poético pode ser transmitido para e por um ambiente mais dinâmico, fazendo uma interação com a palavra escrita, com a oratória e imaginada através de um suporte audiovisual, assimilando com isto as formas de expressão. A ideia principal é possibilitar uma vitrine do que é feito no Brasil e no mundo a fim de provocar entretenimento e reflexão a quem assiste e ouve, provando que a poesia é para ser lida com todos os sentidos. O evento conta com apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e também, da Biblioteca Nacional.

Video Poema 2016 A3-1 (1)

Poderão participar artistas amadores ou profissionais – O poema deve ser originalmente em português. As inscrições são feitas no site do festival conforme regulamento disponibilizado a partir do dia 11 de julho até o dia 05 de setembro. Após esta data a curadoria se reúne e seleciona doze trabalhos  que vão para júri popular na internet através do site da RPC (apoiadores do projeto há quatro anos). Os doze selecionados ganham certificado de participação e os três primeiros colocados ganham certificados e os últimos lançamentos da Editora Atrito Arte. O resultado será divulgadono site, nas redes sociais, e na revista de programação do Londrix.

Idealização e coordenação:
Edra Moraes: Profissional de marketing há 20 anos. Produtora cultural(Festival Literário de Londrina/Londrix e Expocultura -Exposição de Artes Plásticas da Rural do Paraná). Idealizadora do Movimento Londrina Criativa. Estuda Economia Criativa desde 2006 e Gestão Pública, é escritora e atriz.

Idealização e direção:
Christine Vianna: Professora, atriz e produtora cultural. Idealizou e dirige o Londrix – Festival Literário de Londrina e a Vila Cultural Cemitério de Automóveis. Vocalista da Banda Benditos Energúmenos.

Apoio:
RPC TV
CULTURAL

 

CRONOGRAMA

11 de Julho: Regulamento no site do Festival Literário de Londrina. Inscrições Abertas.

05 de setembro: Encerramento das inscrições

06 a 20 de setembro: Curadoria se reúne para a seleção dos 12 que irão para votação on line.

20 de setembro a 20 de outubro: Anúncio dos vídeos pré-selecionados e votação on-line

21 outubro: Resultado dos vencedores, primeiro, segundo e terceiro lugar.