Por Bruno Leonel

Tons escuros, formas com bastante contraste e texturas que remetem a Esta é a última semana para conferir a exposição do artista plástico Ivan Oliveira na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, de Londrina. Desde março, estão expostas,  seis pinturas produzidas com a técnica óleo sobre tela, inspiradas nos movimentos estéticos Barroco, Simbolismo e Impressionismo. A Biblioteca fica na avenida Rio de Janeiro, 413. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 10 às 18 horas.

anjo
‘O Anjo’ (Baseado no estilo barroco do séc XVI de Ivan Oliveira – Foto: Bruno Leonel/RubroSom

Os trabalhos do artista Ivan Oliveira são todos inspirados (E baseados em referências) de pinturas dos artistas Caravaggio, Waterhouse e Degas. “A exposição é uma oportunidade para o público, principalmente jovens e estudantes, conhecer mais de perto os estilos Barroco, do século XVI, Simbolismo, século XVIII, e Impressionismo, do século XVIII”, disse Oliveira.

As obras surpreendem pela riqueza de detalhes, assim como, os traços e contornos que remetem à peças clássicas, inclusive, de artistas do barroco brasileiro. A referência aparece inclusive nas temáticas, que evocam figuras sacras, personagens mitológicos e até símbolos bíblicos.

A dama de Shallott - Estilo Simbolista do séc XVII baseado em Waterhouse (Óleo sobre tela) - Foto: Bruno Leonel/RubroSom
A dama de Shallott – Estilo Simbolista do séc XVII baseado em Waterhouse (Óleo sobre tela) – Foto: Bruno Leonel/RubroSom

Segundo o artista plástico, esses estilos são complexos e, as técnicas, de difícil acesso nos dias de hoje. Por esse motivo, algumas das reproduções levaram meses para serem finalizadas.

(Com informações do N.Com)


Serviço
Mostra do artista plástico Ivan Oliveira
Local: Biblioteca Pública de Londrina (Avenida Rio de Janeiro, 413)
Horário: 10 às 18 horas
Entrada Gratuita