Por Bruno Leonel

A mostra “Para além dos Traços e Diagnósticos” está em esposição na Vila Cultural Triolé em Londrina. A exposição reúne uma coletânea de trabalhos produzidos por crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps-i). O trabalho foi coordenado pelo educador artístico Dovinho Feitosa.

Antônio Marcos Feitosa da Silva (Dovinho) é o responsável pelo trabalho com jovens do Caps-i - Foto: Bruno Leonel/ Rubrosom
Antônio Marcos Feitosa da Silva (Dovinho) é o responsável pelo trabalho com jovens do Caps-i – Foto: Bruno Leonel/ Rubrosom

De acordo com Dovinho, os trabalhos são expressivos, dotados de qualidade estética e foram produzidos durante aproximadamente um ano, nas oficinas de arte realizadas uma vez por semana no Caps-i. Para a exposição foram selecionados 11 trabalhos, incluindo quadros, bonecos, gravuras e um robô feito com sucata. “Alguns trabalhos foram produzidos em conjunto, ou seja, cada criança montou uma parte do trabalho, para que ficasse com traços diferentes. Outros foram trabalhados individualmente”, contou Dovinho, que destacou ainda que o objetivo da iniciativa é trabalhar a autoestima das crianças e adolescentes atendidos pelo Caps-i.

Ele contou que durante as oficinas são abordados alguns artistas famosos, como Miró e Mondrian, depois é feita a releitura de seus trabalhos, embora não seja este o foco. Além de trabalhar a autoestima, as oficinas possibilitam praticar a coordenação motora, limites e regras e a socialização entre eles. Alguns encontros são acompanhados por psicólogos. “Além das aulas promovemos passeios em museus ou em lugares voltados ao lazer, como em casas de boliche e de autorama, para proporcionar momentos de diversão, em locais que muitas vezes estas crianças e adolescentes não têm acesso”, destacou o educador artístico.

A exposição pode ser visitada às segundas, quintas e sextas, das 9 às 17 horas, às terças das 14 às 18 horas e às quartas, das 8 às 16 horas. A Vila Triolé Cultural conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e está localizada na rua Etienne Lenoir, 155, Vila Industrial.


SERVIÇO
Mostra “Para além dos traços e diagnósticos”
Quando:
Segundas, quintas e sextas (Das 9 às 17h)
Onde:  
Vila Triolé Cultural (Rua Etienne Lenoir, 155)
Entrada Gratuita