O Núcleo Às de Paus, de Londrina, inicia nesta semana nova temporada da peça de teatro ‘Donantônia’ na Usina Cultural. O espetáculo com direção do próprio núcleo (E dramaturgia do grupo em parceria com a escritora Yara Camillo) é já a terceira produção do coletivo, resultado de um trabalho iniciado em 2014 após a criação de “A Pereira da Tia Miséria” (2010) e “Singra” (2013).

Espetáculo
Antônia é uma senhora que adora receber visitas e, entre uma conversa e outra, um pedaço de bolo e uma xícara de café, revive lembranças de um passado distante, revelando velhos conflitos que se tornam presentes diante do público. Aquele que ingressa na casa de Antônia é também convidado a se lembrar dos tempos idos, das escolhas que formam a trama e o significado desta jornada que chamamos de vida.

O grupo fez também uma primeira apresentação no último dia 12 na Usina Cultural - Foto: Divulgação.
O grupo fez também uma primeira apresentação no último dia 12 na Usina Cultural – Foto: Divulgação.

A pesquisa que envolve a presente montagem possui como foco, além dos elementos de prolongamento do ator, como bastões, máscaras e pernas-de-pau, investigações concernentes à construção e direção coletiva de uma obra teatral. “O texto é uma parceria do Núcleo Às de Paus com a Yara Maria Camilo que é uma amiga nossa, e que a gente já conheceu no primeiro espetáculo ‘A pereira da tia miséria’ ela então começou a escrever contos sobre essa figura (As Antônias) e a partir do que nós já tínhamos de bagagem fomos improvisando em cima do que ela falou”, contou ao RubroSom o artista Rogério Francisco Costa, um dos integrantes do grupo. A direção musical é de Thunay Tartari, integrante do Ás de Paus, que concebeu canções originais para o espetáculo.  Após a apresentação desta quinta, a peça terá uma temporada na Vila Usina Cultural, em Londrina, nos dias 26, 27, 28 e 29/05 (Sempre às 19h30).

Sinopse
Um café…Uma pausa…Um pensamento…Um descanso para a alma. Dona Antônia vive a esperar visitas. Aquele que aceita o convite para um café e uma prosa com Antônia acaba descobrindo um mundaréu de lembranças, que se espalham pelos cantos e vãos da casa dessa anciã. As lembranças, companheiras da solidão de Antônia, abraçam-na e, em forma de acalanto, trazem à memória da senhora o despertar de seu passado-mais-que-presente. Ainda há tempo para mais um café? Ainda há tempo para um encontro inesperado. Segundo Rogério Francisco, a autora Yara Camilo tem uma influência surrealista em sua escrita, o que influenciou no clima final da produção, “Ela é uma amiga das palavras” comenta Rogério Francisco.


Ficha Técnica
Direção e produção: Núcleo Ás de Paus
Dramaturgia: Núcleo Ás de Paus e Yara Camillo
Direção musical: Thunay Tartari
Elenco: Adalberto Pereira, André Demarchi, Artur Junges, Camila Feoli, Rebeca Oliveira de Carvalho, Rogério Francisco Costa e Thunay Tartari
Iluminação: Rogério Francisco Costa e Altair de Souza (Borracha)
Cenografia: Rogério Francisco Costa
Marcenaria: Claudiomar Meneguetti
Serralheria: Carlos Miguel da Silva
Figurino: Núcleo Ás de Paus
Costura: Inês Zeidel Grassi
Perucas e máscaras: Daniele Stegmann
Design Gráfico: Arthur Duarte


SERVIÇO

Espetáculo ‘Donantônia’ – Apresentações
Onde: Vila Usina Cultural
Quando:
Dias 26, 27, 28 e 29/05 – Sempre às  19:30
Ingressos gratuitos – Devem ser retirados 1 hora antes da peça
(Capacidade de público: 60 pessoas).