Por Bruno Leonel

E tem evento com música autoral movimentando o sábado em Londrina. Logo mais, o Festival Demo Sul e a Braço Direito Produções realizam juntos a primeira Noite Demo Sul de 2016. Comemorando os 16 anos do Festival, realizado pela primeira vez em agosto do ano 2000. O evento começa às 22h, no Cemitério de Automóveis, e traz grandes “retornos” para assoprar as velinhas do Demo Sul: O retorno do grupo Convulsão (Que não subia aos palcos desde 1996)  e, de outro, o Sick Sick Sinners, banda curitibana que completa 10 anos esse ano. A noite ainda tem abertura do trio londrinense Maniáticos do Reverb.

Sick Sick Sinners (1)
A última apresentação do Sick Sick Sinners em Londrina aconteceu em 2014 e, antes disso, o trio tinha se apresentado em uma das edições do Demo Sul, em 2010 – Foto: Divulgação

O Psychobilly rápido, pesado e bem humorado, batizado pela banda de “Psychobilly Maldito”, colocou o Sick Sick entre os destaques daquele ano e fortaleceu a relação da cena musical londrinense com a banda da capital.
“Temos uma relação muito forte com o público de Londrina, de vários anos, mas tocar no Demo Sul e na Noite Demo Sul para nós é muito especial pela importância que o Festival para a cena independente nacional”, contaVladimir Urban, o Vlad, vocalista e guitarrista da banda. Esse primeiro álbum, lançado em 2007, é uma das grandes marcas na carreira do Sick Sick Sinners. O convite para gravá-lo veio de um selo alemão, o Crazy Love Records, que distribuiu o disco mundialmente, com exceção do Brasil. Aqui, o álbum circulou pela Monstro Discos. O álbum foi seguido de uma tour mundial, que levou shows para a Europa, Estados Unidos e América Latina. A banda ainda lançou, em 2009, o EP ”Hospital Hell” e em outubro de 2014, novamente pela Crazy Love Records, o álbum “Unfuckinstoppable”, que levou a banda para nova turnê mundial. “Para Londrina estamos preparando o show da tour do Unfuckinstoppable, que ainda não tivemos a oportunidade de tocar na cidade. São músicas que estão no nosso último álbum, mas também vamos misturar com o que temos no Hospital Hell e no Road of Sin, nosso primeiro álbum que, aliás, acabou de sair em vinil que estarão disponíveis em Londrina, durante o show”, diz Vlad.

Bandas de Londrina

Além dos curitibanos um dos shows mais aguardados da noite é o da banda Convulsão. Nascida em Londrina, em 1988, a banda não se apresentava desde 1996 e voltou aos ensaios especialmente para comemorar o aniversário do Demo Sul. “Nós estamos preparando para este sábado um show para lembrar principalmente o último álbum, o ‘Na Terra da Malandragem’. A ideia é trazer de volta aquela veia quente da Convulsão, e também aproveitar essa oportunidade pra mostrar para o público mais jovem um pouco do que se fazia musicalmente no nosso tempo”, contam os integrantes da banda.

A banda londrinense foi formada em 1988 e não tocava ao vivo desde 1996 - Foto: Divulgação.
A banda londrinense foi formada em 1988 e não tocava ao vivo desde 1996 – Foto: Divulgação.

E para completar a noite, o sangue novo do rock londrinense não podia faltar e o trio de surf music Maniaticos do Reverb é o responsável pela abertura da noite. O power trio instrumental mistura influências de surf, psicobilly e punk, foi formado no final de 2009 e desde então é figura certa nas casas londrinenses.

Fundado no ano de 2009 o trio 'Maniáticos do Reverb' estará lançando seu primeiro registro ao vivo - Foto: Cristiane Oya.
Fundado no ano de 2009 o trio ‘Maniáticos do Reverb’ estará lançando seu primeiro registro ao vivo – Foto: Cristiane Oya.

A edição de 2016 das “Noites Demo Sul” acontece na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, este sábado, dia 20, a partir das 22h. Os ingressos estão à venda no Barberaria (Quintino Bocaiúva, 875). Essas e outras informações estão disponíveis em https://www.facebook.com/DemoSul.


SERVIÇO
Noites DEMO SUL – Sick Sick Sinners
com shows de:
Sick Sick Sinners – (Curitiba)
Maniáticos do Reverb – (Londrina)
Convulsão – (Londrina)
Quando:
Sábado 20/08 – 22h
Onde: Cemitério de Automóveis
Preço: R$ 30 (Local) R$ 20 (Antecipado)