Por Bruno Leonel

Elogiado pela crítica (E notório pela influência em vários diretores contemporâneos) o cineasta japonês Akira Kurosawa será tema de mostra realizada a partir desta quarta-feira (03) no Sesc Cadeião em Londrina (Rua Sergipe, 52 – Centro).

Akira Kurosawa behind the camera. A condemned thief is rescued from the gallows to impersonate a powerful warlord in 20th Century-Fox's "Kagemusha," an epic saga of feudal conflict in medieval Japan, directed by Japan's most celebrated filmmaker, Akira Kurosawa.
Amplamente considerado como um dos cineastas mais importantes e influentes da história do cinema. Em 1989 foi premiado com o Oscar pelo conjunto de sua obra, pelas realizações cinematográficas que têm inspirado, encantado e enriquecido o público, influenciado cineastas de todo o mundo.

Vida e obra
Kurosawa estreou no cinema em 1943, com o filme “Sugata Sanshiro”, que incluía uma complexa seqüência de lutas marciais. No fim da década de 1940, passou a realizar os filmes que o tornaram um dos cineastas mais respeitados da história do cinema. Mestre dos filmes históricos de samurai, realizou obras como “Os Homens que Pisaram na Cauda do Tigre” , “Rashomon”, que recebeu o Leão de Ouro no festival de Veneza, “Os Sete Samurais” e “Trono Manchado de Sangue”. Após passar por um período de dificuldades pessoais e profissionais, realizou “Dodeskaden”, um filme marcado por enorme pessimismo.

Pouco depois, tentou o suicídio. Recuperou-se, porém, e sua carreira retomou novo impulso em 1975, com o lançamento de “Dersu Uzala”. O filme, uma co-produção com a União Soviética, recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro. Kurosawa renovou seu prestígio e passou a contar com novos recursos e o apoio de cineastas como Francis Ford Coppola e Martin Scorcese. Akira Kurosawa deixou sua marca no cinema por uma tocante humanidade, caracterizada pela paixão pela cultura japonesa, pela intensa plasticidade e pelo perfeccionismo com que dirigia os atores. (Leia mais sobre a história do diretor)

A programação contará com bate papos e seis filmes de Akira. O evento vai até o dia 14 de Agosto.


Programação

Bate-Papo de Abertura
03/08 – às 19 horas

Rashomon | 1950 | 88 min. | 14 Anos

03/08 – às 20 horas

Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o assassinato de um samurai e o abuso de sua esposa.

Trono Manchado de Sangue | 1957 | 110 min. | 14 Anos

04/08 – às 20 horas

Baseado na obra Macbeth, de Shakespeare, conta a história de dois samurais que, durante uma missão, têm uma visão sobre uma velha senhora no meio da floresta. Ela profetiza um ambicioso futuro, o que faz com que os samurais fiquem com isso na cabeça e, inconscientemente, comecem a agir para que ele se torne realidade.

A Fortaleza Escondida | 1958 | 139 min. | 14 Anos

05/08 – às 20 horas

Durante o Japão do século XVI, um poderoso homem escolta uma bela princesa fugitiva em meio ao território inimigo a caminho de casa. Em sua viagem cruzam dois fazendeiros, que estão tentando retornar para casa depois de fugirem da Guerra Feudal. Principal inspiração de George Lucas para “Star Wars”, esta obra prima de Kurosawa combina humor, drama e muita ação.

Yojimbo | 1961 | 110 min. | 14 Anos

10/08 – às 20 horas

No Japão do século XIX, Sanjuro, um samurai errante, entra em uma pequena cidade rural. Ao descobrir pelo estalajadeiro que a cidade é dividida em duas gangues, Sanjoro coloca os dois lados em confronto, mas quando Unosuke, filho de um dos bandidos, chega à cidade com um revólver os esforços de Sanjuro ficam difíceis e ele sai da cidade.

Sanjuro | 1962 | 96 min. | 14 Anos

13/08 – às 15 horas

O samurai Sanjuro une-se a um grupo de jovens idealistas que estão determinados a acabar com a corrupção que há em sua cidade. Porém, este cínico samurai está muito aquém dos conceitos ideais que esses jovens têm de um nobre guerreiro.

Os Sete Samurais | 1954 | 202 min. | 14 Anos

14/08 – às 15 horas

Durante o Japão feudal do século XVI, um velho samurai chamado Kambei é contratado para defender uma aldeia indefesa que é constantemente saqueada por bandidos. Contando com a ajuda de outros seis samurais, Kambei treina os moradores para resistirem à um novo ataque, que deve acontecer muito em breve.


 

Mostra Akira Kurosawa
Onde:
Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52 – Centro)
Entrada:
gratuita
Quando: A partir das 19h
Entrada: Ingressos gratuitos, disponíveis a partir de 1h de antecedência de cada sessão.
Classificação: 14 anos.