Por Bruno Leonel

Dando continuidade à programação da Semana de Arte de Londrina, realizada pela Vila Cultural Grafatório, atividades em pelo menos quatro espaços prometem movimentar s cidade nesta segunda-feira (04): As atividades acontecem em espaços como na Usina Cultura, na Divisão de Artes Plásticas da UEL (Av Juscelino Kubitscheck, 1973), no próprio Grafatório e no Barracão Multibelt.

Cartaz de divulgação
Cartaz de divulgação

O evento conta com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) da Vila Cultural Grafatório e da Divisão de Artes Plásticas da UEL.


A partir das 14h ocorre a oficina ‘Caminhadas e Coletas’ com o artista Bil Lühmann. O evento ocorre no próprio Grafatório (Av Paul Harris, 1575).

Um pouco mais tarde às 18h30, na Usina Cultural (Região central), ocorre a exibição do filme ‘PIXADORES’ do diretor finlandês Amir Escandari. A progrmação também inclui uma conversa com o pixador Cripta Djan, um dos protagonistas do longa-metragem. Após a conversa, às 20h30 acontece tambpem um show com os grupos de rap UZI e Santa Cruz. A entrada é totalmente gratuita.

Em outros espaços como a Divisão de Aretes Plásticas (DaP), a partir das 19h ocorre a oficina “Fotografia de Rua e Documental” com o coletivo R.U.A. Fotocoletivo (São Paulo–Curitiba). Segundo a divulgação, essa oficina se inicia com uma roda de conversa em que os membros do R.U.A. expõem suas experiências e ideias enquanto fotógrafos urbanos. Em seguida, a partir desse diálogo, os participantes irão escolher um tema e sair a campo para produzir suas próprias imagens da cidade. No último dia, o material fotografado será apresentado e editado para compor uma exposição ao livre nos muros do Terminal Urbano Central.

Pré-requisitos: Conhecimento básico em fotografia digital. Materiais necessários Câmera fotográfica ou celular com câmera.


No mesmo horário, acontece a oficina ‘Pintura Mural: Atelier a Céu Aberto’ com o artista David Magila. Nesta oficina de três encontros, o paulistano David Magila propõe aos participantes o desenvolvimento de uma pintura mural coletiva. O primeiro encontro (no dia 04) acontece no grafatório, os seguintes serão no Barracão Multibelt (Atílio Otavio Bizato s/n) A ideia é conceber o mural a partir da foto de uma paisagem de Londrina. Junto com Magila, os participantes irão passar por todas as etapas de uma criação mural: da concepção até a pintura e a finalização.

Pré-requisitos: Disponibilidade para trabalhar em conjunto.


Serviço:

Mais informações sobre a semana de arte podem ser conferidas em http://www.semanadearte.com