Por Bruno Leonel

A banda paulista Meneio se apresenta nesta semana em Londrina, no próximo dia 12, quando trará seu ‘rock experimental para os palcos da cidade. A apresentação acontece no Sesc Cadeião, às 20h, como parte do projeto Sesc Música em Cadeia. As entradas custam R$10 com opção de meia entrada – O show é limitado à 60 lugares.

O experimentalismo e a busca incansável por novas linguagens se faz presente também nas imagens promocionais do grupo - Foto: Divulgação
O experimentalismo e a busca por novas linguagens se faz presente também nas imagens promocionais do grupo – Foto: Divulgação

Com um som que mistura instrumentos acústicos e eletrônicos, além de diversas camadas de teclados e samples, o grupo é notório pela experimentação de texturas e uso as vezes até de ‘barulhos’ estranhos aliados à música que faz. Não por acaso, o grupo participa também no dia 13 de uma conversa, aberta ao público, cujo tema é ‘Música instrumental e novas tecnologias’, sem dúvida a incansável busca por novos sons e caminhos de fazer música parece inerte à história do quarteto. O show atual da banda é baseado no disco Meneio’ (2015).

A banda é de São Paulo, mas, parece andar em sintonia com o que tem acontecido de mais interessante em cenas de música experimental de países como E.U.A, Inglaterra e outros pontos da europa… Com um pé no progressivo, e outro nas tecnologias o grupo trás influências de nomes como Tycho, Mars Volta, Tortoise e até John Frusciante – Mais conhecida por ser guitarrista do Red Hot Chili Peppers.

A banda

Meneio foi formado no ano de 2013 por músicos que já possuem um histórico de trabalho em diversas bandas e outros projetos dentro da cena instrumental, além de trabalhos solo como músicos e produtores musicais. Sua música é sensorial, construída através da mistura de instrumentos orgânicos e eletrônicos, com influências de trilhas, paisagens sonoras, post-rock, trip-hop, música eletrônica e psicodelia.

Através da colaboração com vjs, fotógrafos e videomakers, as apresentações da banda possuem visuais específicos, criando um ambiente sinestésico que potencializa a experiência do show. Seu primeiro álbum homônimo foi produzido por Jovem Palerosi e masterizado por Arthur Joly no Reco Master, lançado em outubro de 2015 pelo selo Balaclava Records, recebeu diversas críticas positivas da imprensa e público, sendo citada em diversas listas entre os melhores lançamentos nacionais do ano e com recente participação no Canal Curta! e no Estúdio ShowLivre.

A banda vem se apresentando com frequência em diversos espaços culturais, casas noturnas e festivais na capital e interior de São Paulo, com destaque para o Festival Contato em São Carlos, ‘ExperimentaSom’ no Sesc Sorocaba, Onda Instrumental Fest na Serralheria – São Paulo, Festival Grito Rock, Festival PIB – Produto Instrumental Bruto, na Funarte SP, entre outros. Em 2016 a banda circula para divulgação do álbum ao mesmo tempo em que trabalha em novas composições, algumas delas já presentes no repertório dos shows.


Serviço

Show com banda ‘Meneio’ em Londrina
12/05/2016 às 20h
Bate Papo ‘Música Instrumental e Novas tecnologias’
13/05/2016 às 19h30
Local: Sesc Cadeião Cultural Rua Sergipe 52 – Centro
Informações: (43) 3572-7700