Por Bruno Leonel

Nesta quarta-feira (13) Hospital Universitário de Londrina será palco do programa Música nos Hospitais. A partir do meio-dia, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina – conduzida pelo regente Evgueni Ratchev – se apresenta no saguão de entrada do Hospital Universitário (HU). A entrada é gratuita e aberta a todos da comunidade. O evento é parte do projeto ‘Música nos Hospitais’ uma iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM), em parceria com o grupo farmacêutico Sanofi e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

Nesta quarta, o repertório dos músicos será composto por obras clássicas de Heitor Villa-Lobos, Wolfgang Amadeus Mozart e Johann Sebastian Bach, além de arranjos próprios de compositores brasileiros como Ary Barroso e Chico Buarque. “A apresentação vai ser no saguão, com cerca de 50 minutos, é um lugar de muita circulação de pessoas… É um evento sem público sentado. Após a apresentação com a Orquestra toda, teremos apresentações no setor infantil do local além da ala de internos gerais e maternidade. A orquestra se dividirá em três grupos e irá então circular pelos corredores’ comenta o maestro Evgueni Ratchev. “No passado já fizemos algumas vezes projetos assim, em que nos apresentávamos em hospitais e é sempre muito positivo, as pessoas ficam surpresas com isso, os funcionários apreciam muito. É sempre muito legal’, ressalta o músico.

O Programa

Visando contribuir para um ambiente hospitalar mais alegre e acolhedor, e idealizada para ser uma ferramenta terapêutica, o projeto intitulado ‘Música nos Hospitais’ já realizou mais de 170 concertos desde que foi criado em 2004.Esta é a primeira vez que o Paraná é contemplado com o projeto.

A programação é itinerante e percorre diversas unidades de atendimento da rede pública com grupos distintos. Este ano, hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná estão sendo contemplados, num total de 15 apresentações.


Serviço

Música nos Hospitais
Com a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina
Nesta quarta (13), às 12h
Saguão de entrada do Hospital Universitário (Av. Robert Koch, 60)
Entrada gratuita