Por Bruno Leonel

Começa nesta sexta-feira, 4, a 16ª edição do Demo Sul. Com 9 dias de programação, o Festival mescla nomes importantes da música brasileira a bandas do cenário independente local e nacional e, esse ano, reúne 30 atrações, programação formativa com oficinas e debates, além de espaço para negócios e network. Para a abertura da edição, a londrinense “Luke de Held and The Lucky Band” toca ao lado da “De um Filho, de Um Cego” (Jacarezinho), “Central Sistema de Som” (Curitiba) e da grande atração da noite, a paulista Patife Band. A programação é gratuita e começa às 16h, com a tradicional “Feira Demo Sul”.

A banda 'Patife Band', formada em 1983 na cidade de São Paulo, é um dos expoentes da chamada “Vanguarda Paulista”. Misturando técnicas de composição eruditas a influências de hard-rock - Foto: Divulgação
A banda ‘Patife Band’, formada em 1983 na cidade de São Paulo, é um dos expoentes da chamada “Vanguarda Paulista”. Misturando técnicas de composição eruditas a influências de hard-rock – Foto: Divulgação

Programação variada – “A feira sempre marca a abertura do Festival. A ideia é levantar a tenda do Demo Sul com uma grande festa, gratuita, que possa atender ao público mais amplo possível”, conta Marcelo Domingues, diretor do Demo Sul. Nessa edição, a feira reúne expositores de vinil, camiseta, artesanato e acessórios a partir das 16h e o primeiro show começa às 18h com a banda De Um Filho, De Um Cego.

Seguindo os caminhos do rock alternativo, a banda mescla influências da folk music a letras reflexivas e intimistas. Seu trabalho mais recente, o disco “Outros Verões” deve ser o cardápio principal da apresentação, que ainda flerta com guitarras destorcidas e vocais potentes. A banda abre a programação do Demo Sul e é seguida pela londrinense “Luke de Held and The Lucky band”, que representa a cidade na abertura do Festival.

No sábado, dia 5, o palco principal do Festival traz o recifense Di Melo - Foto: Felipe Larozza
No sábado, dia 5, o palco principal do Festival traz o recifense Di Melo – Foto: Felipe Larozza

Luke de Held sobe ao palco às 18h40 e, ja veterano na cena do blues, trás para o palco um pouco de sua sonoridade já bastante popular na cidade. Acostumados a ver a banda na Concha Acústica, os londrinenses vão poder apreciar a performance da Lucky Band em seu último trabalho “Blues From Redland” que bebe das águas do Mississipi para homenagear a terra vermelha.

Na sequência, direto da capital, a banda Central Sistema de Som promove uma mistura de grooves, microfonias, experimentalismos e levadas que passeiam do hip hop ao reggae, passando pelo dub. O som também cai como uma luva no palco da Concha Acústica, casa das batalhas de rima londrinenses,  e deve  esquentar o clima para experiências ainda mais imprevisíveis, garantidas pela estrela da noite, a Patife Band.

A banda, formada em 1983 na cidade de São Paulo, é um dos expoentes da chamada “Vanguarda Paulista”. Misturando técnicas de composição eruditas a influências de hard-rock, o resultando ainda tem tons de jazz, de música experimental aplicados à poesias  visceral que Paulo Barnabé traz para o palco.

Final de semana intenso  – Depois da abertura, na Concha, o Demo Sul segue para um sábado cheio de expectativas para os fãs do rock e para os fãs de música brasileira. No sábado, dia 5, o palco principal do Festival traz o recifense Di Melo, a banda curitibana Motorocker, além da londrinense Loladéli, a paraense A República Imperial e a gaúcha Phantom Powers. Di Melo, a grande atração da noite, se apresenta ao lado da londrinense Sarará Criolo.

No domingo, para fechar o final de semana, a programação é gratuita e leva uma noite de punk rock e metal para o Barbearia. As londrinenses Imagery e Hellpath tocam ao lado da paulista Poltergat. O show começa às 19h. A abertura do Demo Sul acontece no dia 4 de Novembro, sexta-feira, a partir das 16h na Concha Acústica. Em caso de chuva a programação vai para a Vila Cultural Cemitério de Automóveis (R. João Pessoa, 103) e o horário de início fica marcado para às 20h. O Iate Clube fica na Avenida Higienópolis, 2135. E o Barbearia fica na rua Quintino Bocaiuva, 77.

O Festival Demo Sul 2016 é uma realização da Associação Cultural do Rock de Londrina e a Braço Direito Produções, conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e do Prêmio FUNARTE de Programação Continuada para Música Popular.

Essas e ouras informações estão disponíveis em http://demosulfestival.tumblr.com/