Por Bruno Leonel

O espetáculo ‘Pluft, o fantasminha’ será encenado nesta terça-feira (21), às 20 horas, pela companhia Curió Curioso no Teatro Zaquel de Melo (Rio de Janeiro, 413) em Londrina. O diretor da peça, Alexandre Domingues, contou que a peça foi escrita pela dramaturga Maria Clara Machado, em 1955, com temática que é direcionada para crianças mas que envolve públicos de todas as idades.

A trama conta a história do rapto de uma menina (Maribel) pelo malvado pirata Perna-de-Pau. Após se esconder no sótão de uma velha casa, ela conhece uma família de fantasmas e faz amizade com Pluft, um fantasminha que tem medo de gente – Três amigos de Maribel iniciam sua procura dando origem assim a diversos eventos da trama. A peça foi encenada pela primeira vez pelo grupo ‘O Tablado’ no Rio de Janeiro, ainda na década de 50, com direção da própria autora, e recebeu o prêmio APCA. No ano de 1961 foi transformada em filme por Romain Lesage. Em 1975 deu origem também a uma minissérie de TV produzida pela Rede Globo em parceria com a TV Educativa. “O espetáculo mexe com a fantasia, porque inverte alguns valores, já que o normal seria as pessoas sentirem medo de fantasma e na peça acontece o contrário”, destacou. “O Pluft terá que superar os seus próprios medos para ajudar uma das personagens”, adiantou.

Vania Velloso e Kalma Murtinho na montagem original da peça (Em 1955) - E à direita Kalma Murtinho e Carmem Silvia Murgel durante apresentação em (1964) - Foto: Acervo/O Tablado.
Vania Velloso e Kalma Murtinho na montagem original da peça (Em 1955) – E à direita Kalma Murtinho e Carmem Silvia Murgel durante apresentação em (1964) – Foto: Acervo/O Tablado.

Sobre a companhia – A Curió Curioso é uma companhia de teatro de Londrina-PR formada por 11 integrantes, amantes do Teatro Infanto-Juvenil, e conta com participações de 17 atores mirins convidados para espetáculos diversos. O grupo teve oficialmente sua estreia em 2015 e trabalha sua linguagem artística a partir de encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e o contemporâneo, o teatro de rua e de palco, o universal e o regional brasileiro.

O espetáculo também será apresentado em Ibiporã, no dia 25, às 17 horas, no Cine Teatro Pe. José Zanelli, com entrada franca.


SERVIÇO
Teatro ‘Pluft, o Fantasminha’
Quando: Terça-feira (21) às 20h / Sábado (25) em Ibiporã
Onde:
Teatro Zaqueu de Melo (Rio de Janeiro, 413) – (Ibiporã, no dia 25/06 – Cine Teatro Pe. José Zanelli)
Quanto: Entrada Franca