Por Bruno Leonel

Em Londrina, apesar das relativas divergências de ideias e, algumas vezes, das várias realidades que grupos culturais diferentes enfrentam, há um certo consenso sobre a necessidade de uma plataforma ‘unificada’ para divulgar melhor eventos e apresentações artísticas feitas pela cidade. Apesar de ferramentas como a internet e as redes sociais, eventualmente, há dificuldades em saber sobre eventos de Londrina, especialmente quando acontecem mais afastados da região central. Pensando nisso, uma nova facilidade, lançada nesta quarta-feira (06) promete oferecer soluções à produtores culturais e grupos que, por diversas razões, encontram problemas para ter visibilidade com suas realizações. Trata-se da plataforma ‘Londrina Cultura’.

Uma ferramenta de busca aliada a um 'mapa' permitem localizar eventos em toda a cidade - Foto: Divulgação
Uma ferramenta de busca aliada a um ‘mapa’ permitem localizar eventos em toda a cidade – Foto: Divulgação

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Cultura, disponibiliza a partir desta quarta-feira o sistema, que poderá ser acessada no endereço londrinacultura.londrina.pr.gov.br. O evento será às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, na avenida Rio de Janeiro, 413. É uma plataforma livre, colaborativa e gratuita que permite localizar agentes, espaços, projetos e eventos culturais de Londrina. Ele funciona + ou menos como uma mistura de rede social (Onde artistas individuais e grupos podem criar perfis) com um aplicativo de mapa, permitindo assim, marcar o local e data de eventos em toda a cidade.

A plataforma permite ainda criar eventos, inclusive, em pontos como praças ou vias públicas que normalmente não são considerados ‘localidades usuais’ por outros tipos de ferramentas. A medida deve favorecer também grupos que se apresentam em locais públicos, ou ainda, realizações itinerantes da cidade.

O software foi elaborado para aprimorar a gestão e contribuir com a difusão da produção e da diversidade cultural e artística. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, o “Londrina Cultura” é um novo recurso que apresenta uma interface colaborativa na qual os usuários poderão inserir e consultar informações georreferenciadas sobre agentes, espaços, projetos e eventos culturais. “É uma plataforma dinâmica que reunirá estas informações, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa com agentes, espaços e eventos culturais da região”, ressaltou.

Solange destacou ainda que na plataforma é possível encontrar agentes culturais, produtores, artistas e grupos de diversas áreas culturais.  “Será possível saber o que está acontecendo no cenário cultural, quais, quando e onde serão os shows, peças, apresentações, exposições, e demais eventos que agitam a cidade. Também será possível localizar os espaços que recebem estas atividades, horário de funcionamento, fotos e agenda de cada espaço, além de festivais, ciclos, mostras, e  muito mais  do que acontece no cenário cultural num só lugar.”

O “Londrina Cultura” foi criado a partir do software livre Mapas Culturais desenvolvido pelo Instituto TIM, faz parte do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais – SMIIC e Sistema de Informações Geográficas de Londrina– SIGLON.

Capacitação – Desde o início de março estão sendo realizadas oficinas para que agentes culturais e servidores do Município aprendam a utilizar todo o potencial da plataforma “Londrina Cultura”.  Até o momento 30 pessoas foram capacitadas.
__
Serviço
Lançamento ‘Londrina Cultura’
Quarta-feira 06/04/2016
19h, – Biblioteca Pública Municipal (Av. Rio de Janeiro, 413)