Por Bruno Leonel

O Conselho Municipal de Política Cultural e a Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) promovem nessa sexta (16) um debate para conhecer as propostas para política pública de cultura dos próximos quatro anos. O evento será realizado no Teatro Zaqueu de Melo, às 19 horas com final marcado para as 21h15min.

Em julho o Zaqueu de Melo também foi palco da 8ª Conferência de Cultura, no qual, diversas pautas da pasta foram discutidas ao longo de quase 12h de expediente - Foto: Bruno Leonel/RubroSom.
Em julho o Zaqueu de Melo também foi palco da 8ª Conferência de Cultura, no qual, diversas pautas da pasta foram discutidas ao longo de quase 12h de expediente – Foto: Bruno Leonel/RubroSom (Arquivo).

O encontro terá duas etapas e o público também poderá questionar os candidatos exclusivamente sobre temas relacionados a cultura. As perguntas da plateia deverão ser entregues até o encerramento da primeira etapa que será para exposição do plano de governo dos candidatos e candidatas com foco nas propostas para o assunto.

A segunda etapa começa com uma pergunta feita pelo Conselho Municipal de Política Cultural e uma feita pela Casa de Cultura destinada a todos os participantes. Posteriormente, as perguntas feitas pelo público serão sorteadas.

Entre os temas elencados pelo Conselho Municipal de Política Cultural e pela Casa de Cultura da UEL estão o compromisso com o Sistema Nacional de Cultura e seus elementos implantados em Londrina, a estruturação da Secretaria Municipal de Cultura, o fortalecimento da política pública de fomento à cultura, o compromisso com a construção do Teatro Municipal de Londrina, e a busca de parcerias nas instâncias estadual e federal para aquisição de novos espaços para apresentações culturais na cidade.
Ao final será solicitada a assinatura em termo de compromisso com o Sistema e Plano Municipais de Cultura e a garantia da continuidade da política pública de cultura.

Funcionamento
Primeira etapa – Exposição do plano de governo do candidato ou candidata, com foco nas propostas para a cultura.
Cada candidato (a) terá direito a cinco minutos para sua exposição. Caso esse tempo não seja suficiente, será permitido mais um minuto de acréscimo para a finalização. Os expositores serão avisados para a conclusão da fala, através de sinal, aos quatro minutos.
Segunda etapa – Questões dos organizadores e da comunidade participante do debate
Ambos organizadores farão uma pergunta para todos os candidatos (as). E as perguntas sorteadas da plateia serão respondidas. A ordem para resposta das questões será feita por meio de um sorteio. Cada expositor terá dois minutos para responder e serão avisados para a conclusão da fala, através de sinal, a 30 segundos de seu término.

Regras gerais
1. O direito de resposta será garantido ao candidato/candidata que for citado/a de forma desrespeitosa ou falsa. A deliberação para a concessão do direito de resposta será feita pela comissão organizadora do debate;
2. Candidato/ Candidata não fará perguntas aos outros candidatos;
3. O tempo estipulado para as participações deverá ser observado por todas as pessoas que fizerem uso da palavra, após completar-se o tempo estipulado o microfone será silenciado.
(Com informações da assessoria de imprensa)


SERVIÇO

Debate – Políticas Públicas de Cultura
Com os candidatos à Prefeito de Londrina
Quando: Sexta-feira (16/Setembro) às 19h
Onde: Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413)