Por Bruno Leonel

O Museu de Arte de Londrina recebe nesta quarta-feira (18), a partir das 19 horas, o lançamento do catálogo da exposição “Passageira 16”, realizada no local entre agosto e setembro do ano passado. O catálogo, que contém fotos dos trabalhos e da própria exposição, acompanhadas de textos, será distribuído gratuitamente ao público. O museu está localizado na Rua Sergipe, 640, no centro.

As obras '1.650,809 km²' (fundo) e "A passageira" (Caixas de som a frente dialogaram com luz e também a sonoridade do local - (na 'passageira' um áudio em looping, com gravações da atual rodoviária, era reproduzida ao público) - Foto: Bruno Leonel.
As obras ‘1.650,809 km²’ (fundo) e “A passageira” (Caixas de som a frente dialogaram com luz e também a sonoridade do local – (na ‘passageira’ um áudio em looping, com gravações da atual rodoviária, era reproduzida ao público) – Foto: Bruno Leonel.

A exposição “Passageira” é um projeto independente e pioneiro na cidade, que em 2016 selecionou oito artistas para exporem seus trabalhos no museu. “A proposta do projeto era que os artistas enviassem trabalhos site specific, para ocupar e ressignificar o espaço do Museu, que é um local muito forte. Recebemos mais de 100 inscrições, e os artistas selecionados trouxeram trabalhos dos mais variados tipos, criando uma exposição com bastante interação do público”, contou a organizadora do projeto, Louisa Savignon. O catálogo conta com as fotos da exposição e textos da comissão, artistas e demais envolvidos. Fotos de Angelita Niedziejko, Auber Silva e Carlos Oliveira; arte do Pianofuzz Studio; editoração de Louisa Savignon.

A obra 'Demolição do museu', exposta durante a mostra Passageira 16, com elementos de uma suposta reforma, cria um contraste peculiar com a paisagem da cidade - Foto: Bruno Leonel.
A obra ‘Demolição do museu’, exposta durante a mostra Passageira 16, com elementos de uma suposta reforma, cria um contraste peculiar com a paisagem da cidade – Foto: Bruno Leonel.

De acordo com Louisa, a intenção é tornar o projeto bienal, com uma edição a cada dois anos, sendo a próxima em 2018. “Passageira 2016” contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).


SERVIÇO
Lançamento do catálogo da exposição Passageira 16
Q
uando: 18/10/2017
Onde: Museu de Arte de Londrina – Rua Sergipe, 640
Entrada gratuita