Por Bruno Leonel

A peça teatral ‘Olá, classe média’ encenada pela Cia Caratapa será apresentada em três datas desta semana no Teatro Zaqueu de Melo. A companhia foi formada após um trabalho iniciado em 2016 com uma turma da escola ‘Primeiro Encontro’ guiados sobre orientação do ator Luan Valeiro (Também membro da Cia Boi Voador). As apresentações acontecem nos dias 29,30 e 31 de março no Teatro Zaqueu de Melo, a partir das 20h.

A peça conta com elenco formado pelos atores Ana Curotto, José Melo, Luan Valero, Maíra Lira e com texto inspirado na obra de Millôr Fernandes - Foto: Divulgação
A peça conta com elenco formado pelos atores Ana Curotto, José Melo, Luan Valero, Maíra Lira e com texto inspirado na obra de Millôr Fernandes – Foto: Divulgação

Enredo – Nascida em um futuro próximo, na clausura de um retângulo marcado com fita crepe no chão, a atriz vive seu microuniverso e descreve uma infinidade de questionamentos acerca da liberdade do ser humano. O que é permitido? Onde? Por quê? Como? Até onde ela pode ir? Millôr lança mão de saber qual será o final desta solitária saga, mas a personagem o põe contra a parede (tem como que uma autonomia!). Outra atriz e também um ator são postos em cena para tentar subjugá-la, mas tornam-se curingas das situações surgidas nas divagações e, juntos a ela perpetuam sua ânsia pelo radical das coisas. ‘Será o autor uma espécie de ditador da figura libertária que vemos em cena, ou será ele, seu cúmplice?’, fica como um questionamento ligado ao enredo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Montagem – Na ativa desde 2016 o grupo, hoje conhecido como Cia Caratapa iniciou os estudos como turma de teatro na Escola Primeiro Encontro. “À princípio percorremos várias abordagens em busca da que nortearia nosso processo de montagem. Nos deparamos, então, com Computa, computador, computa, comédia de Millôr Fernandes e, pela resposta de todos, soubemos que estaria ali o embrião de nossa peça. Assim, através de jogos teatrais que punham em cena movimentos do cotidiano do cidadão brasileiro na atual conjuntura política surgiu, Olá, classe média, uma livre inspiração na obra supracitada que nos rendeu muito trabalho”, conta Luan Valeiro, professor e diretor da produção.


Serviço:
Olá, classe média

Dias: 29,30 e 31 de março
às 20:00
Teatro Zaqueu de Melo
Av. Rio de Janeiro, 413 – Centro. Londrina/PR
Entrada: Contribuição voluntária (chapeu) após a apresentação