Por Bruno Leonel

O espetáculo “O Incrível Menino Preso na Fotografia”, da Ruído Companhia de Teatro (Curitiba/PR), será apresentado em Londrina nesta quarta (07) e quinta (08). A peça será apresentada na Usina Cultural e propõe uma nova montagem do texto do dramaturgo paulista Fernando Bonassi, de forma a confrontá-lo, mais uma vez, com a realidade atual do Brasil.

Na trama, um indivíduo preso em uma cadeira, um homem, que pode ser tanto uma criança quanto um adulto, relata o que viu de si, de seus colegas e do próprio país - Foto: Divulgação
Na trama, um indivíduo preso em uma cadeira, um homem, que pode ser tanto uma criança quanto um adulto, relata o que viu de si, de seus colegas e do próprio país – Foto: Divulgação

O espetáculo busca potencializar o discurso do autor numa encenação onde a imobilidade do personagem caminha junto com a possibilidade de movimento. Através da memória, do reviver passado, do inter-espaço de realidade e ficção, propõe-se o questionamento das relações humanas, afetivas e políticas, a fim de imprimir a face de um país com a necessidade de se repensar.

Preso em uma cadeira, um homem, que pode ser tanto uma criança quanto um adulto, relata o que viu de si, de seus colegas e do próprio país. Segundo o depoimento do autor, o espetáculo pode ser um olhar para o passado, com toques dos anos de ditadura, ou do nosso presente, como cidadãos paralisados, incapacitados de movermos diante de tudo aquilo que nos incomoda. O texto é um convite efetivo ao movimento, para que as mudanças ocorram no mundo real.

Entre os trabalhos de Fernando Bonassi estão os roteiros dos filmes Cazuza – O Tempo Não Para, Carandiru, Cabra-Cega e Os Matadores. Na televisão assina os roteiros das séries O Caçador, Força-Tarefa, Castelo Rá-Tim-Bum e Mundo da Lua.

Esta encenação de “O Incrível Menino Preso na Fotografia” foi construída a partir de um processo de grupo orientado pela diretora curitibana Fátima Ortiz, no qual os criadores nutriram-se de fatos históricos, somados ao texto e ao repertório pessoal. O espetáculo é uma realização da Ruído Companhia de Teatro, com produção da Mataveri Cultural e apoio da Cia. Pé no Palco e tem no elenco o ator Daniel Valenzuela e o músico Troy Rossilho. Além de Londrina, a circulação passará por União da Vitória, Ponta Grossa e Rio Negro.

Sinopse – “O Incrível Menino Preso na Fotografia” é um relato da história recente do país do ponto de vista de um estudante da escola pública dos anos 70 que, desde então, está preso na clássica fotografia tirada sobre a escrivaninha. Por um lado confortável e por outro infeliz, ele está decidido a esperar pela chegada do futuro radioso e pelo dia em que as promessas serão cumpridas.


Trajetória do espetáculo: 2014 – Montagem através do Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba e temporada de estreia no Teatro José Maria Santos, em Curitiba/PR.

2015 – Realizou 2 apresentações no Festival de Teatro de Curitiba e nova temporada no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura de Curitiba. Participou da Mostra Ruído EnCena e do 7o Breves Cena de Teatro em Manaus/AM.

2016 – Integrou a programação de inverno do Parque Cultural de Valparaiso/Chile. Em novembro realizarou temporada no Teatro de Arena Eugênio Kusnet em São Paulo (Edital Cena Aberta – Funarte).


Ficha Técnica
Texto:
Fernando Bonassi
Direção:
Fátima Ortiz
Assistência de Direção:
Jean Carlos Sanchez
Elenco:
Daniel Valenzuela e Troy Rossilho
Cenário:
Ricardo Alberti
Figurino: Carmen Rodriguez
Iluminação: Dani Régis
Composição Musical: Troy Rossilho
Produção Audiovisual: WTF?! Filmes
Preparação Corporal: Juliana Adur
Preparação Vocal:
Edith de Camargo
Direção de Produção: Daniel Valenzuela
Programação Visual: Henrique Martins / Web Mota
Realização:
Ruído Companhia de Teatro
Produção: Mataveri Cultural
Apoio: Cia. Pé no Palco


Serviço
Dias 7 e 8 de dezembro

Local: Usina Cultural – 20h
Av. Duque de Caxias, 4159
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)
Informações: 41 99685 4999 / 43 3324 7531