Por Bruno Leonel

O documentário chileno Nostalgia da Luz (2010), dirigido por Patrício Guzmán será exibido nesta quarta, quinta e sexta (08,09,10) em Londrina. As sessões acontecem sempre às 20h no Sesc Cadeião. As sessões iniciam sempre às 20h. Ingressos devem ser retirados 1h antes.

O filme recebeu bastantes críticas positivas na época de seu lançamento. Em sites de compilação de análises como ‘rotten tomatoes’ o filme tem perto de 100% de aprovação – Foto: Divulgação

Sinopse: No deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes na terra do deserto. No início, cerca de 50 mulheres realizam a ‘busca’, mas, com o passar do tempo pouco mais de dez ficam, muitas morreram com a passagem do tempo.

“Vou procurar o meu noivo até morrer”, diz uma das mulheres espantosamente determinadas, em depoimento a Guzmán. Outra, em sua fala, com infinita tristeza prova como, com o ar seco da região, os ossos e os restos dos mortos se mantêm intactos, inclusive com as roupas usadas pelas pessoas quando foram abatidas: ”Encontrei um pé do meu irmão… reconheci pela meia dele … levei para casa… quis ficar com o pé durante dois dias…” – Confira crítica completa do site Carta Maior. O Sesc Cadeião fica na Rua Sergipe, 52. O filme conquistou títulos importantes como o de melhor documentário no European Film Awards (2010) e prêmio do juri no Los Angeles Latino International Film Festival.


SERVIÇO
Filme – Nostalgia da Luz
Quando:
Quarta a Sexta (08 a 11) no Sesc Cadeião
Horário:
20h
Entrada gratuita – Ingressos devem ser retirados uma hora antes