Por Bruno Leonel

Dando continuidade às atividades do Núcleo de Dramaturgia SESI – Teatro Guaíra, que durante o ano de 2015 desenvolveu atividades ligadas à estudos cênicos e grupos de teatro em Londrina, o SESI promove nesta semana uma mostra de teatro com quatro espetáculos gratuitos. O evento dá destaque à novos nomes da dramaturgia regional, vários dos autores estão realizando suas estreias na assinatura das peças. Os espetáculos dialogam todos com conflitos e questões ligadas á temas contemporâneos. Quatro novos dramaturgos despontam no cenário londrinense esta semana: Francismar Lemes, Mariana Corale, Marina Stuchi e Rafaela Martins.

O espetáculo 'Antes do Grito' será apresentado nos dias 28 e 30/04. Ele possui texto e direção de Rafaela Martins e atuação de Rafaela Martins e Carol Alves - Foto: Allan Ferreira.
O espetáculo ‘Antes do Grito’ será apresentado nos dias 28 e 30/04. Ele possui texto de Rafaela Martins e direção de Mayara Dionísio – Foto: Allan Ferreira.

Os espetáculos iniciam nesta quarta-feira (27) com a peça “mEU” de Marina Stuchi. Os espetáculos serão todos apresentados em dois horários diferentes com ingressos sendo distribuídos uma hora antes do início de cada sessão. Todos os textos encenados nas apresentações foram desenvolvidos por participantes das oficinas com a colaboração do dramaturgo Maurício Arruda Mendonça. Ao RubroSom, a jornalista Rafaela Martins (Autora da peça ‘Antes do Grito’) contou um pouco sobre o processo da escrita da peça. “Em junho eu comecei a esboçar o texto que foi ficar pronto em novembro. Logo começamos a montagem do espetáculo e mesmo durante o processo de montagem da peça eu revisava o texto e fazia pequenas modificações, isso porque é a primeira vez que escrevo para teatro e algumas coisas só funcionavam como literatura. Foi um processo de muito aprendizado em todas as etapas” relata Martins. Nesta quarta, a mostra abre com o monólogo ‘mEU’, que será apresentado a partir das 19h30.

mEU


Confira programação das peças:

27/04
19h30 – “mEU” de Marina Stuchi – Sala Multiuso
21h – “Ontem à Noite Caía o Sol” de Mariana Corale – Teatro

28/04
19h30 – “Antes do Grito” de Rafaela Martins – Teatro
21h – “Mergulho de Escafandro” de Francismar Lemes – Sala Multiuso

29/04
19h30 – “mEU” de Marina Stuchi – Sala Multiuso
21h – “Ontem à Noite Caía o Sol” de Mariana Corale – Teatro

30/04
19h30 – “Antes do Grito” de Rafaela Martins – Teatro
21h – “Mergulho de Escafandro” de Francismar Lemes – Sala Multiuso


Espetáculo Antes do Grito

A peça “Antes do Grito” conta a história de duas irmãs que convivem com os traumas e abusos sofridos na infância e que, em um processo de resgate destes momentos, conseguem promover um rito de cura e libertação. O espetáculo tem texto de Rafaela Martins, direção de Mayara Dionísio e atuação de Rafaela Martins e Carol Alves.

Espetáculo mEU

Uma atriz de 33 anos decide romper com seus personagens e ir em busca de sua identidade. Para tanto, ela dialoga com outros personagens que fizeram parte de sua história. Monólogo escrito e atuado por Marina Stuchi.

Espetáculo Mergulho de escafandro

Existem dias de respirar fundo e dias para cortar os pulsos. Mas existem dias piores. Para sobreviver a esses dias é preciso ultrapassar os limites, como os personagens de “Mergulho de Escafandro”, peça que narra a trajetória de cinco refugiados à deriva no mar.

Texto: Francismar Lemes
Direção: Sérgio Mello
Elenco: André Martins, Nathan Sinval, Rebeca Oliveira, Ricardo Bagge e Sérgio Mello
Trilha sonora: Leandro Benfatti e André Martins
Fotografia: Alex Tcho
Assessoria figurinos: Marcely Saes
Concepção de espaço cênico, iluminação e direção: Sérgio Mello

Espetáculo Ontem à Noite Caía o Sol

Atrás de arquivos, assim vive Ana, permeada por um desejo de memória. Ana vive com Iuri em um pequeno apartamento em uma cidade grande, uma cidade brasileira, no início dos anos 2000. Iuri assiste aos caminhos de Ana mas, ele não imagina que sua história, seu passado está encruzilhado nesses vestígios e registros.

Dramaturgia: Mariana Corale
Atores: Ricardo Bagge e Mariana Corale
Iluminação e operação técnica: Rafael Motta
Ilustração : Ricardo Bagge

(Com informações da Assessoria de Imprensa)


Serviço

Mostra de Dramaturgia Sesi – Teatro Guaíra – Londrina
Quando:
De 27 a 30/04 /  A partir das 19h30
Onde Centro Cultural Sesi/AML – Praça Primeiro de Maio, 130 – Londrina/PR
(Retirar ingressos com uma hora de antecedência)