Por Bruno Leonel

O Londrix – Festival Literário de Londrina começou nesta semana uma campanha de financiamento colaborativo para realizar sua 13ª edição junto com as atividades complementares de extensão que realiza durante o ano. Sem o patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o tradicional festival de literatura da cidade precisa da colaboração de pessoas e empresas para arrecadar 30 mil reais.

Alguns eventos literários durante o festival (Em 2016) acontecem na Vila Cultural Cemitério de Automóveis - Foto: Bruno Leonel/Rubrosom.
Alguns eventos literários durante o festival (Em 2016) acontecem na Vila Cultural Cemitério de Automóveis – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom.

O valor solicitado é menor do que custa o evento graças ao prêmio que o Londrix recebeu como reconhecimento da Fundação Biblioteca Nacional para incrementar o Circuito Nacional de Feiras de Livros e Eventos Literários. O Londrix foi um dos 11 eventos selecionados do país inteiro.

O Festival será realizado de 13 a 18 de fevereiro, seguido de projetos de extensão que serão realizados no restante do ano. O curto tempo para a captação aumenta a pressão sobre a equipe organizadora e traz à tona, mais uma vez, as dificuldades em se produzir cultura na cidade. “É a primeira vez que abrimos mão desse recurso para buscar investimentos, agora temos um período muito curto para fazer a captação de recursos. Temos já um público grande (De outros festivais) e um projeto em escolas (como o Sarauzinho e o Assalto Literário) nesses eventos foram já distribuídos cerca de 14 mil livros, sempre quando temos feiras disponibilizamos livros com valores diferenciados”, contou Christine Vianna, diretora do evento, ao Rubrosom. 

Em Londrina, no ano passado, Ignácio de Loyola Brandão participou de um bate-papo durante o Festival Literário (Londrix) realizado no Museu Histórico - Foto: Bruno Leonel/Rubrosom
Em Londrina, no ano passado, Ignácio de Loyola Brandão participou de um bate-papo durante o Festival Literário (Londrix) realizado no Museu Histórico – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom

Não à toa, os temas “Financiamento” e “Infra-estrutura” pautaram a Conferência de Cultura de Londrina em 2016. “A dificuldade é grande, mas o Londrix é um evento importante pra Londrina e acreditamos que as pessoas e empresas irão nos apoiar”, diz Christine Vianna, diretora do evento. Mais uma vez, o Londrix vai ser uma grande celebração do universo literário, com a missão de formar cidadãos conscientes, tocados pela literatura e todas as suas formas de manifestação, com debates, palestras, performances, saraus, shows, peças, oficinas, feira de livros e projetos de extensão à comunidade.

A programação completa está sendo fechada pelos organizadores e em breve será divulgada. Para colaborar com a campanha, basta entrar no link do site Vakinha. É possível colaborar com qualquer valor através de cartão de crédito ou boleto bancário. Todos os colaboradores vão receber um agradecimento público e um email com textos e fotos do evento. Quem colaborar com valores acima de R$ 75,00, ganha um livro. E para empresas, escolas ou outras instituições, há recompensas como a visita de um escritor, inserção da logomarca no material de divulgação e outras a serem combinadas entre o patrocinador e a organização do evento.

(Com informações da assessoria de imprensa)


SERVIÇO
Financiamento colaborativo – Plataforma Vakinha
(Até o dia 18 de Abril)