Por Bruno Leonel

Neste domingo, às 20h, acontece a última apresentação do espetáculo “Tu Sois de Onde?”, de Lineu Gabriel Guaraldo, na Casa de Cultura – Divisão de Artes Cênicas. Tu sois de onde? De quem? Que coisas te atravessam? Que lugares? Que pessoas? Na busca de respostas para estas indagações o intérprete mergulha no quintal de suas memórias afetivas. Ao trazer para a cena ferramentas corporais diversas, o espetáculo evidencia como fio condutor o convívio com os caboclos-de-lança da Mata Norte de Pernambuco.

Cena de "Tu Sois de Onde?": espetáculo traz as manifestações culturais da Mata Norte de Pernambuco - Foto: Divulgação
Cena de “Tu Sois de Onde?”: espetáculo traz as manifestações culturais da Mata Norte de Pernambuco – Foto: Divulgação

Neste trabalho, Lineu assume a persona de um olhar estrangeiro e investe no potencial de transformação das dança tradicionais. Partindo de indagações pessoais e subjetivas, acaba por tocar em questões humanas, compartilhando temas universais, caracterizados pela constante procura de si. O processo de criação de “Tu Sois de onde?” sintetiza a pesquisa continuada de Lineu Gabriel sobre as manifestações tradicionais da zona da mata pernambucana. O trabalho é concebido após oficinas, realizadas na cidade, com foco para atores, e performers, onde algumas das linguagens e ideias, trabalhadas no espetáculo, são realizadas em práticas de conjunto Nela foram realizados exercícios que mesclam elementos da dança e do Maracatu de Baque Solto, do Cavalo Marinho (manifestações tradicionais da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e técnicas de treinamento de atores.

Na criação do espetáculo foram utilizadas ferramentas como a Mímesis corpórea, o clown, além do trabalho com matrizes corpóreo-vocais levantadas por meio de treinamento técnico energético e de dança pessoal. A direção de Ana Cristina Colla apoia-se na continuidade de uma parceria desenvolvida desde o ano de 2006, aprofundada neste trabalho que exige sensibilidade e intimidade com o material do intérprete.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)


Serviço: Tu Sois de onde?
Data: Dias 19 e 20 de Novembro, às 20 horas.
Local: Divisão de Artes Cênicas (Avenida Celso Garcia Cid, 205)
Entrada gratuita (os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência