Por Bruno Leonel

Está acontecendo nesta semana em Londrina a 1ª Mostra de Cinema Latino-Americano promovida pelo Sesc Cadeião Cultural. O evento acontece até o próximo domingo (2), reunindo sete premiadas produções filmadas no Brasil, Chile, México, Argentina e Paraguai. Todas as sessões são gratuitas. Focando, principalmente, em filmes sem tanta projeção no circuito comercial, a mostra tem o objetivo de apresentar filmes que provoquem reflexão no público trazendo produções de relevância artística, alguns deles premiados em festivais pelo mundo todo. “‘Essa proposta, do cinema latino americano surgiu em Foz do Iguaçu, no começo deste ano, recebemos a programação e realizamos a mostra aqui também, quase todos esses filmes exibidos são inéditos aqui no espaço”, conta Edvaldo Junior, coordenador do projeto, que acontece no Sesc Cadeião.

Latino-Americano - Mostra propõe reflexões através do cinema
O chileno ‘Nostalgia da Luz’ de Patricio Guzmán é um dos filmes exibidos – Foto: Divulgação

O primeiro filme exibido, foi o brasileiro “O Lobo Atrás da Porta” (2014), dirigido por Fernando Coimbra. Na sequência, serão exibidos o chileno “Nostalgia da Luz” (quinta-feira, às 20 horas); o paraguaio “7 Caixas” (sexta-feira, às 20 horas); o venezuelano “Pelo Male” (sábado, às 15 horas); o mexicano “Heli” (sábado, às 18 horas); o brasileiro “O Som ao Redor” (domingo, às 11 horas); e o mexicano “Club Sandwich” (domingo, às 15 horas). A mostra acontece em um momento emblemático, no qual, diversos países da América Latina (Brasil inclusive) passam a ter um novo olhar sobre a própria história, assim como, a de todo continente. “Acho que essa época é norteadora, podemos pegar um recorte da mostra e levantar uma reflexão, tanto direcionada para a questão cultural, como também o contexto social e político de hoje…. Há bastante semelhança entre esses filmes, mesmo sendo de países diferentes, alguns conflitos são recorrentes nesta temática”, pontua Edvaldo.

O CineSesc acontece o ano todo, com sessões semanais. Tradicionalmente promovemos as mostras Akira Kurosawa e Orson Welles e agora contamos com mais essa iniciativa. Nosso desejo é apresentá-la a cada ano”, complementa.

Edvaldo Junior salienta que todos os filmes da mostra foram selecionados com as ideia de formar um mosaico que retrata questões políticas, sociais e comportamentais vividas nos países da América do Sul. “O Lobo Atrás da Porta”, por exemplo, se passa em um ambiente pesado que retrata as tensões do jogo político que acontece no Brasil. Já “Nostalgia da Luz” conta história de mães e mulheres que buscam no deserto do Atacama os corpos de parentes mortos durante a ditadura militar chilena comandada por Pinochet. Entre outos. A sala de exibições do Sesc Cadeião Cultural tem espaço para receber 55 espectadores a cada sessão e que os interessados devem retirar os ingressos uma hora antes do início do filmes escolhido.


SERVIÇO
Cine Sesc – 1ª Mostra de Cinema Latino-Americano
Quando – De hoje a domingo
Onde – Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52)
Quanto – Gratuito

Programação:

Quinta
20h – Nostalgia da Luz (Chile – 2015)

Sexta-feira
20h – 7 Caixas (Paraguai – 2014)

Sábado
15h – Pelo Malo (Venezuela/Argentina/Peru – 2014)
18h – Heli (México – 2013)

Domingo
11h – O Som ao Redor (Brasil – 2013)
15h – Club Sandwich (México – 2015)