Por Bruno Leonel

E tem diretor sul-americano sendo homenageado no Kinoclube do mês de julho em Londrina. Nesta terça, o espaço abre um novo Ciclo dedicado ao cineasta argentino naturalizado brasileiro Hector Babenco. Na terça-feira, dia 19, a sessão do filme “Pixote, a Lei do Mais Fraco” (1980) abre o ciclo. A exibição acontece na Vila Cultural Kinoarte, localizada na Av. Faria Lima, 1399. A sessão começa às 19h30 e tem entrada gratuita.

Kinoclube exibe Pixote (Hector Babenco) nesta terça
Fernando Ramos da Silva (Centro) interpreta Pixote – Foto: Divulgação

Filme – Pixote conta a história de menino abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua “educação”, pois conviveu com todo o tipo de criminoso e jovens delinquentes que seguem o mesmo caminho. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.

O filme chamou atenção na época do lançamento pelo retrato de figuras marginais (Como menores envolvidos com a criminalidade), além das temáticas de abuso, crimes sexuais e também transsexualidade ( Assuntos pouco retratados no cinema da época).

O diretor, Hector Babenco faleceu na última quarta-feira (13), aos 70 anos. O cineasta é considerado um dos diretores de cinema mais importantes do Brasil. Dirigiu dez longas-metragens e foi indicado ao Oscar de direção em 1986, por “O Beijo da Mulher-Aranha”. Também foi responsável por filmes que foram marcos do cinema nacional, como “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia” (1976), “Pixote, a Lei do Mais Fraco” (1980) e “Carandiru” (2003).

Seu último filme, “Meu Amigo Hindu”, foi lançado em 2015 e tem um roteiro biográfico – a história de um cineasta, interpretado pelo ator Williem Dafoe, que enfrenta diversar crises e uma luta contra um câncer. O próprio Babenco descobriu um câncer em 1990 e enfrentou uma luta de oito anos contra a doença.


Serviço

Kinoclube apresenta ‘Ciclo Hector Babenco’
Filme:
“Pixote, a Lei do Mais Fraco” (1980)
Data: 19 de julho de 2016
Hora: 19h30
Local: Vila Cultural Kinoarte – Rua Pref Faria Lima, 1399
Entrada Franca