Por Bruno Leonel

Uma programação diferenciada marca o Kinoclube desta terça-feira (12) em Londrina.  O evento exibirá o curta-metragem ‘A Seita’ premiados na Mostra do Filme Livre 2016. A exibição acontece na Vila Cultural Kinoarte, (Av. Faria Lima, 1399) e começa às 19h30 com entrada gratuita. A Vila Kinoarte tem apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Kinoarte exibe curtas premiados da Mostra do Filme Livre

A mostra circulante, iniciada no mês de Março, exibirá ao longo do ano 205 filmes selecionados dos 1.342 inscritos – Em sua grande maioria, tratam-se de produções independentes feitas sem nenhum tipo de edital ou subsídio público. Obras de todo o Brasil que muitas vezes terão a MFL como sua primeira e/ou única exibidora nos cinemas. Cinemas de várias capitais do país, e também Cineclubes (Como o da Kinoarte) receberão produções da mostra. “De curtas infantis (alguns feitos por crianças) a longas de horror, sem esquecer as experimentações audiovisuantes (que passam em loop por 6 horas na nossa Cabine Livre) e documentários nada nada caretas, tem de quase tudo na MFL!! E olha que nem 15% dos inscritos foram selecionados, são 200 filmes que mostram a versatilidade, a poesia e a potência do cinema possível brasileiro agora hoje!”, fala Guilherme Whitaker, curador da mostra.

Segundo Guilherme, em texto divulgado na apresentação da mostra, o caráter experimental dos filmes selecionados é um dos diferenciais para a proposta. “Temos feito questão de ser um evento exótico, plural e múltiplo, ímpar como o nosso cinema, lindamente horrível e/ou horrivelmente lindo, pois depende de tudo, principalmente das referências de quem o faz e o assiste. Somos ou nos achamos um espelho da complexidade do cinema de baixa grana e alta inventividade, um cinema livre, feito no Brasil. Fomos e somos pioneiros nessa abordagem, hoje felizmente espalhada por mais e mais lugares, sendo relevante pra cada vez mais gente”, pontua Whitaker.

Confira o trailer do curta ‘A Seita’:


Serviço
Kinoclube apresenta ‘Mostra do Filme Livre’ (2016)
Data: 05 de julho de 2016
Hora: 19h30
Local: Vila Cultural Kinoarte – Rua Pref Faria Lima, 1399
Entrada Franca