Por Bruno Leonel

A vila Cultural Grafatório (Zona Leste), em parceria com a Vila Cultural Triolé (Zona Oeste) serão as sedes de de uma serie de oficinas artísticas a partir desta quarta-feira (23). O evento chamado Areté: De Leste a Oeste consiste em um ciclo de oficinas educativas voltadas para crianças De 9 a 15 anos. A participação é gratuita, as inscrições podem ser feitas diretamente em cada uma das vilas.

O projeto é realizado por uma equipe de oito arte-educadores cujas propostas dialogam com linguagens diversas como o desenho, a construção de cadernos, a pintura mural, lambe-lambe, fotografia e o uso de materiais descartados para a criação de objetos. Serão criadas coletivamente intervenções, utilizando os espaços urbanos de cada região, dando a eles um novo significado ás peças e valorizando as praças, ruas e espaços públicos. Os encontros acontecerão todas as quartas-feiras, das 8h30 às 11h30 – A programação segue até dia 7 de setembro.

Dois cartazes foram feitos para a divulgação do evento - Foto: Divulgação
Dois cartazes foram feitos para a divulgação do evento – Foto: Divulgação

Além do trabalho com os educadores fixos, vão ocorrer oficinas com mais quatro artistas convidados: André Mendes (Curitiba), Tatiana Altberg (Rio de Janeiro), Claudio Garcia (Londrina) e Camila Melara (Londrina). O projeto realizará um sistema de trocas entre as regiões envolvidas (leste e oeste de Londrina) e duas exposições coletivas (Ainda com data a confirmar). “Cada oficina dura em média 3 três encontros semanais, até para poder ter um aprofundamento maior do que está sendo trabalhado. É o segundo ano que fazemos o projeto, no ano passado – Com o nome de Areté: de Norte a Sul – Atingimos outras regiões de Londrina. O evento nesta época ocorreu no Centro Cultural Lupércio Luppi na região Norte e na Adecom (Região Sul)”, comenta a artista visual Carolina Sanches do Grafatório que é uma das educadores envolvidas no projeto. A ideia é que os educadores circulem entre as duas Vilas e realizem as oficinas em ambos os espaços. Cada oficina terá um limite de 25 vagas.

Significado

Areté em Tupi-Guarani é um dia festivo e a mesma palavra na Grécia antiga era sinônima de coragem e força para enfrentar as adversidades. Segundo os realizadores, o projeto leva este nome com o objetivo de resgatar a essência desta palavra, que por estar munida de significados permite com que ações sejam moldadas na medida em que a convivência entre as comunidades e os participantes se estreite.


Serviço

Vila Cultural Grafatório – Av. Paul Harris, 1575
Fone: (43) 3024-3533
Vila Cultural Triolé – R. Etienne Lenoir, 155 – Vila Industrial
Fone: (43) 3024-3330

O projeto Areté: de leste a oeste conta com o patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.