Por Bruno Leonel

Chegando à metade do mês de outubro, neste domingo será realizada a 3ª edição do Hip Hop sobre Rodas, que reunirá campeonato de skate, grafitagem em telas, dança de rua, rappers, DJs e recreação para as crianças. O evento acontece das 13 às 19 horas. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na Escola Municipal Professora Ruth Lemos, localizada na rua Francisco Assis F Ruiz, 533.

foto-2
Em Junho, a segunda edição do evento aconteceu na Escola Municipal Zumbi Dos Palmares, antigo CAIC (Ouro Branco – Região Sul).

Assim como em outras edições, o campeonato de skate será realizado nas categorias Mirim e Iniciante. Os atletas poderão se inscrever gratuitamente na hora do evento e vão poder mostrar suas habilidades e manobras na pista de skate “street” itinerante, montada pela equipe de produção do evento. Serão premiados os quatro primeiros colocados de cada categoria. Os prêmios incluem troféus, medalhas, um “shape”, a madeira do skate personalizado, além de brindes das lojas que apoiam o projeto.

“Por meio deste projeto o artista pode apresentar seu trabalho no meio artístico e cultural da cidade”, disse Valdir Almeida da Silva, coordenador do evento - Foto: Bruno Leonel/Rubrosom
“Por meio deste projeto o artista pode apresentar seu trabalho no meio artístico e cultural da cidade”, disse Valdir Almeida da Silva, coordenador do evento – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom

O coordenador do projeto, Valdir Almeida da Silva, conhecido por Valdir Sujjim, ressaltou que o evento oportuniza ao jovem mostrar a sua arte e seu talento para a comunidade e ressalta a valorização do cidadão, através da expressão musical. “Por meio deste projeto o artista pode apresentar seu trabalho no meio artístico e cultural da cidade”, disse. A apresentação do evento será realizada ele e por Marcelo da Silva Belchior, conhecido por Banana Flow, também coordenador do projeto. A trilha sonora será comanda pelos DJs Samu, Damião Milianos e DJ Kabessa, de Maringá.

Participam também o dançarino B.Boy Carlos Athila e vários grupos de rap da cidade de Londrina, como GPS/Nego Sujjo, Alpha Gueto/Banana Flow e Leandro Palmerah, apresentando seus trabalhos solos, além de outros grupos de rap, que vão apoiar o projeto, como Wd e M.Leo de Londrina. No grafite, Hugo Rocha e a equipe CapStyle, famosos grafiteiros da cidade. Para garantir a diversão das crianças, haverá cama elástica e barracas de pipoca e de algodão doce.

foto-1
Assim como em outras edições (Na foto, a edição de Junho), o campeonato de skate será realizado nas categorias Mirim e Iniciante – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom

O Hip Hop sobre rodas é realizado na cidade desde 2013 e tem o objetivo de ocupar espaços públicos e difundir as quatro linguagens da cultura Hip Hop (DJ, Grafite, Dança de Rua e MC/Rapper), com a cultura do Skate. Desde 2015 o projeto conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Segundo os realizadores, a falta de eventos do tipo motivou a origem do projeto. “A gente sentiu que fazia falta esse tipo de ação, mais ligado ao que a gente faz que é o esporte e a música, até hoje é um sucesso. Começamos a profissionalizar também esse momento, escrevendo, participando de editais… Assim obtivemos recursos para melhorar a própria estrutura. A ideia é valorizar o jovem e o adolescente, para que ele possa ter acesso ao esporte, à música, para que ele não desista de sua arte, de suas ideias do seu skate… Nosso projeto é isso, é aberto para a participação de todos” explicou à reportagem o músico Valdir Almeida da Silva, (O Valdir Sujjim) um dos idealizadores do projeto.

Também apoiam o projeto, por meio de contribuição em forma de brindes a premiação do campeonato skate, as lojas e marcas MT3, HolliDay, Naturallys, Worship, #, Trip Surf, Ouze, Shapide, Londrestyle, Postal, Logic e a Original Gangsta.


SERVIÇO

HIP-HOP Sobre Rodas
Escola Municipal Professora Ruth Lemos (Rua Francisco Assis F Ruiz, 533)
A partir das 13h