Por Bruno Leonel

Acontece nesta quarta-feira (24) a conversa aberta “Mão na Lata – processos colaborativos para a construção de imagens e narrativas” com a fotógrafa Tatiana Altberg (RJ) na Vila Cultural Grafatório. O evento começa às 19h30. Tatiana é a responsável pelo projeto Mão na Lata, que desde 2003 visa o desenvolvimento pessoal e social de adolescentes do Complexo da Maré (RJ) por meio da fotografia e da literatura.

Grafatório recebe a fotógrafa Tatiana Altberg

A partir da técnica pinhole as atividades exploram a fotografia desde a confecção das câmeras, a revelação dos negativos e fixação das fotografias. Por tamanha qualidade nas fotografias, com o passar dos anos, o reconhecimento deste projeto gerou muitos frutos, possibilitando que os jovens participassem de exposições e publicação de livros.

A partir do processo colaborativo, o projeto tem como principal objetivo ampliar a capacidade de percepção dos participantes por meio da produção de imagens fotográficas e de narrativas em forma de texto. O contato com diferentes experiências artístico-culturais, como o cinema, as artes plásticas, a literatura, a música e a própria fotografia, também estimula o jovem a se apropriar criativamente das infinitas possibilidades de seu imaginário e a refletir sobre sua noção de identidade e de comunidade.

A conversa aberta é gratuita e faz parte da programação do projeto Areté: de leste a oeste, que convidou Tatiana para ministrar uma oficina para seus participantes nos dias 24 e 25. O projeto conta com o patrocínio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).


SERVIÇO
Conversa Aberta ‘Mão na Lata’
Com Tatiana Altberg (RJ)
Quando:
Quarta-feira 19h30 às 21h30
Onde: Vila Cultural Grafatório (Av. Paul Harris, 1575)