Por Bruno Leonel

Será exibido hoje na Vila Cultural Kinoarte, em Londrina, o filme “Mommy” (2014) do diretor canadense Xavier Dolan. A exibição, que começa às 19h30, é a última do ciclo ‘Mês das Mães’ que apresentou gratuitamente filmes estrangeiros com temática ligada às relações de maternidade e família – Aproveitando a ocasião do ‘Dia das Mães’ celebrado no último dia 08. (Na semana passada o filme exibido foi o nigeriano ‘Mother of George’). O longa é o sexto filme do diretor, lançado no segundo semestre de 2014 quando o diretor tinha apenas 25 anos.

No longa, uma viúva encontra-se sobrecarregada com a custódia em tempo integral de seu explosivo filho de 15 anos de idade que sofre de déficit de atenção. Enquanto tentam sobreviver, a nova garota do outro lado da rua, Kyla, benevolentemente oferece o apoio necessário. Juntos, eles descobrem um novo sentido de equilíbrio e a esperança pode ser recuperada.

Antoine Olivier Pilon, como o personagem Steve Després - Foto: Divulgação.
Antoine Olivier Pilon, como o personagem problemático Steve Després – Foto: Divulgação.

O filme se passa em um Canadá fictício. Ali vigora uma lei recém aprovada, que permitiria à família abandonar os filhos problemáticos sob a tutela do governo. Já na apresentação de Die (Anne Dorval), mãe de Steve (Antoine-Olivier Pilon), aparecem algumas referências do longa J’ai tué ma mère (Eu Matei a Minha Mãe, no Brasil) de 2009, que é meio que um filme ‘primo’ de Mommy. A fotografia peculiar e um enquadramento vertical (Muito mais desconfortável visualmente do que o padrão 16:9) dão todo incômodo à trama – Jean Peixoto da Obvious fez uma crítica muito interessante do filme – Leia AQUI – (Veja também uma boa crítica feita pelo site Omelete)


SERVIÇO
Kinoclube: Ciclo “Mês das Mães com o filme “Alice Não Mora Mais Aqui”, de Martin Scorcese
Data: 24 de maio de 2016
Hora: 19h30
Local: Vila Cultural Kinoarte – Rua Pref Faria Lima, 1399
Entrada Franca