Por Bruno Leonel

Dando continuidade ao Ciclo ‘Oriente Médio’ de cinema, a Vila Cultural Kinoarte exibe nesta terça-feira (12) o filme israelense “Aproximação” (2007), de Amos Gitai. É o segundo de uma serie de quatro filmes semanais, sempre com foco em países como Israel, Irã e Turquia. A entrada é gratuita.

No filme, Anna (Juliette Binoche) se reencontra com o irmão adotivo, o que desencadeia uma serie de eventos - Foto: Divulgação
No filme, Anna (Juliette Binoche) se reencontra com o irmão adotivo, o que desencadeia uma serie de eventos – Foto: Divulgação

O evento dá continuidade à ciclos mensais de cinema, que a Vila tem realizado desde o mês de fevereiro, sempre buscando apresentar produções ‘fora de eixo’ e que dialoguem com formatos e linguagens mais fora do usual em produções cinematográficas.

O Filme

Uli é um jovem israelense que viaja para o funeral de seu pai na França. Lá ele reencontra sua meia-irmã Ana. O encontro entre os dois oscila entre uma tranqüila reflexão e a feliz sensação de conexão redescoberta. Mas a realidade se manifesta durante a leitura do testamento, cujo conteúdo choca Ana, pois revela segredos do passado que acreditava pertencessem apenas a ela.

Obrigada a realizar a vontade do pai, ela retorna a Israel com Uli para ficar cara a cara tanto com a filha que um dia abandonou quanto com a realidade atual do país. Enquanto se instala de forma impiedosa a política oficial de retirada das forças nos assentamentos, Ana luta para reconstruir sua história pessoal. O ato da retirada das forças armadas da faixa de Gaza remete claramente à postura do governo, que destrói de forma categórica os assentamentos estabelecidos por cidadãos israelenses na área em disputa. O título original “Disengagement” tem aqui um sentido mais sutil e pessoal. Em dois níveis de significância, Amos Gitaï explora o termo de forma emocional e intelectual. A cantora lírica Barbara Hendricks faz uma participação especial durante a cena do funeral.


Serviço

Ciclo Oriente Médio
Terça-feira (12/04/2016) – às 19h30
Vila Cultural Kinoarte – Av. Prefeito Faria Lima, 1399
Entrada gratuita