Por Bruno Leonel

Será exibido hoje na Vila Cultural Kinoarte, em Londrina, o filme “Alice não Mora Mais Aqui” do diretor Martin Scorcese. A exibição, que começa às 19h30, é parte do ciclo ‘Mês das Mães’ que até o fim de maio apresentará gratuitamente filmes estrangeiros, sempre com temática ligada às relações de maternidade e família – Aproveitando a ocasião do ‘Dia das Mães’ celebrado no último dia 08. (Na semana passada o filme exibido foi o nigeriano ‘Mother of George’). ‘Alice…’ é o penúltimo filme do ciclo.

David (Kris Kristofferson), um fazendeiro divorciado acaba se envolvenco com Alice (Ellen Burstyn) na trama - Foto: Divulgação
David (Kris Kristofferson), um fazendeiro divorciado acaba se envolvenco com Alice (Ellen Burstyn) na trama – Foto: Divulgação

Alice (Elen Burstyn) é uma mulher positiva e cheia de disposição. Seu marido, Don (Billy Green Bush), é um cara violento e possessivo. Seu filho, Tommy (Alfred Lutter III), é um pré-adolescente que começa a questionar a dominação do pai. Alice é como tantas mulheres por aí: mantêm um casamento que a faz infeliz apenas por achar que não conseguiria viver de outra forma. Quando Don morre num acidente de carro, ela está com 35 anos, tem pouco mais de dois dólares no bolso, um filho de 12 anos para criar e muita vontade de fazer acontecer.

É quando ela decide se mudar. Vende tudo o que pode, coloca o filho no carro e vai atrás do seu sonho: ser cantora em Monterey, Califórnia. (Confira uma crítica completa no site Cinema de Buteco) Inicialmente trabalha como cantora mas, em virtude de um tumultuado envolvimento com Ben Everhart (Harvey Keitel), um homem casado e agressivo, foge da cidade, indo trabalhar como garçonete em outra localidade. Lá ela conhece Flo (Diane Ladd), uma colega de trabalho que não prima pela educação mas é a amiga que Alice precisava. Lá também se envolve com David (Kris Kristofferson), um fazendeiro divorciado.


Kinoclube: Ciclo “Mês das Mães com o filme “Alice Não Mora Mais Aqui”, de Martin Scorcese
Data: 24 de maio de 2016
Hora: 19h30
Local: Vila Cultural Kinoarte – Rua Pref Faria Lima, 1399
Entrada Franca