Por Bruno Leonel

O Festival de Dança de Londrina está com inscrições abertas para a sua 14ª edição, que acontece em outubro. Podem participar espetáculos de palco ou de rua produzidos por grupos nacionais ou internacionais. O Festival abre espaço para montagens filiadas às várias vertentes da dança, do clássico ao contemporâneo, além de trabalhos de teatro ou performance que explorem a interface de linguagens. Haverá uma seleção específica para grupos de Londrina e região. Os interessados devem acessar o site www.festivaldedancadelondrina.art.br, onde estão disponíveis o edital e a ficha de inscrição. Mais informações pelo telefone (43) 3342-2362.

Com música de Adolphe Adam e coreografias de Jean Coralli e Jules Perrot, o balé “Giselle” é conhecido pela intensidade emocional e pela aura soturna - Foto: Fábio Alcover
No ano passado, a organização recebeu mais de 300 inscrições, incluindo propostas da América Latina, África e Europa (Imagem de acerto do ballet “Giselle”) – Foto: Fábio Alcover

Segundo informações do edital, serão selecionados seis espetáculos nacionais ou internacionais e três trabalhos locais, todos com tempo mínimo pré-definido. A inscrição envolve duas etapas: uma on-line e outra postal. Os candidatos devem preencher a ficha disponibilizada no site, enviá-la por e-mail e, posteriormente, encaminhar os materiais físicos para a sede do Festival. O envelope precisa conter DVD com a gravação em vídeo do trabalho, fotos, textos (como release, sinopse e currículo do grupo) e mapas de palco. “O número de inscrições cresce a cada ano, bem como a quantidade de público, que vem cada vez mais de outras cidades atraídos pela qualidade da programação e pela grade de oficinas a preços acessíveis. É importante destacar que podem se inscrever não só espetáculos de dança, mas também montagens que trabalham na fronteira da dança com outras artes, como o teatro, o circo, a literatura e a performance”, pontua Danieli Pereira, coordenadora geral do evento.

No ano passado, a organização recebeu mais de 300 inscrições, incluindo propostas da América Latina, África e Europa. Os grupos selecionados têm cachê, transporte, hospedagem e alimentação pagos pelo evento.

As inscrições permanecem abertas até o dia 23 de agosto. Os resultados serão divulgados no início de setembro. O Festival de Dança acontece de 1 a 12 de outubro, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo a Cultura), e da Caixa Econômica Federal. A realização é da APD – Associação dos Profissionais de Dança de Londrina, com apoio institucional da Funcart.

(Com informações da assessoria de imprensa)