Por Bruno Leonel

Em Londrina, a véspera de feriado terá estreia oficial do novo trabalho do projeto ‘Faces de Londrina’. Em 2016, o projeto de irá apresentar o espetáculo “Amar o próximo como a ti mesmo” nos dias 14 e 15 de novembro (segunda e terça-feira), às 19 horas, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205). A entrada é gratuita e os convites devem ser retirados com uma hora de antecedência (senhas por ordem de chegada).

Em 2015 o coletivo apresentou o espetáculo Re-ligar - Foto: Camila Fontes
Em 2015 o coletivo apresentou o espetáculo Re-ligar – Foto: Camila Fontes

Criado há 14 anos, o Faces é um projeto estratégico aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), com patrocínio da Prefeitura de Londrina. Este ano, a diretora Carina Corte, idealizadora e coordenadora do projeto, leva para o palco 180 integrantes, em 13 coreografias pontuadas pela busca da alegria e, ao mesmo tempo, a tensão das relações humanas.

As coreografias foram criadas por Carina Corte, Marciano Boletti, Bruno Calisto, Jéssica Honorio, Alexandro Micale, Caroline Aleixo e Eduarda Cristina Silva, professores que orientam as turmas nas oficinas realizadas ao longo do ano, em seis escolas públicas de Londrina. “Falamos, por meio da dança, dos poderes que decidem sobre a vida das pessoas, da opressão que crianças e jovens sofrem no mundo adulto. Mas também mostramos a alegria que contagia, mesmo diante das ameaças que nos rondam sempre”, destaca Carina Corte. “Crescer é tomar consciência de que a vida é uma batalha constante, mas também é saber direcionar as lutas para o bem. Assim, quando nosso palco fica coberto por corpos jovens, de olhares brilhantes, a sensação é de renovação da vida”.

O novo espetáculo do Faces já foi visto no dia 10 de novembro, na Escola Municipal Dr. Claudio de Almeida e Silva (Jardim Atlanta). Estão agendadas mais cinco apresentações para os públicos internos das escolas municipais Pedro Vergara Correa (18/11, às 16h), Professora Ruth Lemos / Conjunto Luiz de Sá (25/11, às 16h), Eugênio Brugin / Conjunto São Lourenço (01/12, às 16h), Noêmia Alaver Garcia Malanga / Jardim Olímpico (06/12, às 9h30) e Espaço Viva Vida / São Jorge (em data e horário a serem definidos). “Amar o Próximo Como a Ti Mesmo” também será apresentado no Calçadão da Avenida Paraná (26 de novembro, às 10 horas).

História – A cada ano, o Faces de Londrina reforça sua importância como projeto de formação e inclusão de crianças e jovens por meio da dança, recebendo o apoio de instituições, pais e mães, professores, direção das escolas e voluntários. Em 14 anos, recebeu uma média de 2,5 mil alunos, que participaram das oficinas e montaram 14 espetáculos, assistidos por mais de 30 mil pessoas de Londrina e outras cidades.

A coordenação do Faces e os professores do projeto trabalham com os alunos aspectos que ressaltam a importância da dança na vida desses jovens e suas famílias: a autoestima, a sociabilidade, o relacionamento em casa e na escola, o companheirismo, a responsabilidade, o comprometimento e o trabalho em grupo.

Nos últimos anos, o projeto tem possibilitado oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Alguns bailarinos que se iniciaram no Faces têm se destacado no cenário da dança: passaram pela Escola de Balé do Teatro Bolshoi no Brasil, corpo artístico do Balé de Londrina e Cia Conservatório das Artes Londrinense, entre outros. Além disso, o próprio quadro de professores do projeto já inclui ex-alunos.


SERVIÇO:
“Amar o Próximo Como a Ti Mesmo” – Espetáculo do Projeto Faces de Londrina
Dias: 14 e 15 de novembro (segunda e terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205). Entrada GRATUITA (retirar convites uma hora antes de cada apresentação).
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos


FICHA TÉCNICA:
Direção e Coordenação: Carina Corte
Coreógrafos e Professores: Carina Corte, Marciano Boletti, Bruno Calisto, Jéssica Honorio, Alexandro Micale, Caroline Aleixo e Eduarda Cristina Silva
Assistente de Coreografia: Natalia Souza
Figurino: Alisson Rodrigues
Fotografia e Arte gráfica: Camila Fontes
Produção: Gustavo Garcia
Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo a Cultura- PROMIC
Apoio: Conservatório das Artes Londrinense, Universidade Estadual de Londrina- Casa de Cultura da UEL
Realização: Usina Cultural e Faces de Londrina