Por Bruno Leonel

Está em exibição na Biblioteca Municipal de Londrina a exposição “Lembranças da Folia” com diversos materiais, objetos e símbolos oriundos dos encontros de ‘Folia de Reis’ nos quais participaram o grupo ‘Mensageiros da Paz’ de Londrina”. Todas as lembranças expostas são de propriedade da família Garbosi, tradicional representante da cultura popular na cidade. A exposição segue até o dia 5 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas.

Materiais impressos, imagens e também fotografias do acervo do grupo 'Mensageiros da Paz' estão expostas na biblioteca - Foto: Bruno Leonel/Rubrosom
Materiais impressos, imagens e também fotografias do acervo do grupo ‘Mensageiros da Paz’ estão expostas na biblioteca – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os Encontros de Bandeiras de Folia de Reis, eventos festivos destinados à confraternização entre os membros das Companhias de Folias de Reis de várias localidades.

Nos encontros, além de cantoria, cada companhia tem um determinado tempo para performance, almoço dos foliões e, no final, os representantes dos diferentes grupos recebem lembranças, como um troféu pela dedicação e peregrinação. “Desde 1989 participamos do grupo ‘Mensageiros’ aqui na região, quando vamos em encontros (Em outras cidades e estados) sempre recebemos lembranças, e muitos objetos… O Francisco Muriel veio com a ideia de fazer a mostra, ele já havia até feito uma exposição de fotos há uns anos atrás, achei uma ideia interessante quando ele sugeriu fazer essa exposição”, contou ao Rubrosom Francisco Garbosi, embaixador do grupo Mensageiros da Paz de Londrina.

De acordo com Francisco, sempre quando circulam (Em Londrina e outras cidades) a receptividade do grupo é positiva, e sempre impressiona os integrantes do grupo que leva os cânticos e as danças à bairros e comunidades. “É muito gratificante a receptividade das pessoas, na cidade é difícil, em alguns horários a maioria das pessoas estão trabalhando, mas quando achamos gente em casa o carinho é muito grande. Desde criança pequena fazemos isso, meu pai era Folião, e continuamos seguindo com a tradição…”, contou à reportagem Francisco Garbosi, que atualmente tem 77 anos.

O grupo, na ativa desde 1989, participou de diversos eventos em cidades como Ribeirão Preto, Aparecida do Norte, Lins, e até Paraguaçu (Sul de MG) - Foto: Bruno Leonel/Rubrosom
O grupo, na ativa desde 1989, participou de diversos eventos em cidades como Ribeirão Preto, Aparecida do Norte, Lins, e até Paraguaçu (Sul de MG) – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom

De acordo com a diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas, da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, esses objetos nunca foram exibidos ao público. “A exposição é uma forma das pessoas participarem da alegria da Folia de Reis, que integra a Cultura dos Povos. Ações como esta exposição são importantes para a preservação da memória desta manifestação, que é patrimônio imaterial do povo”, ressaltou.

Exposição acontece na biblioteca até o dia 5 de janeiro - Foto: Bruno Leonel/Rubrosom
Exposição acontece na biblioteca até o dia 5 de janeiro – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom

Leda lembrou ainda que Londrina possui grande representatividade nessa vertente da cultura popular, através das viagens do grupo “Mensageiro da Paz” em Encontro de Folias de Reis, feitas durante quase três décadas, em dezenas cidades dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. “A biblioteca encontra-se disponível para mostras artísticas, saraus e diversos tipos de manifestações… Nos colocamos à disposição da população, para, a população poder usufruir do local… Este ano tivemos mostras como uma ligada à histórias de origem afro e outras (Como a de folia de reis com a cultura popular), e é buscando essa diversidade que pensamos nos eventos por aqui”, conta Leda.


SERVIÇO
Lembranças da Folia – Com acervo do grupo ‘Mensageiro da Paz’
Onde:
Biblioteca Pública Pedro Viriato Parigot de Souza (Rua Rio de Janeiro – 413)
Horário: Das 10h às 18h
Entrada Gratuita
Informações pelo fone (43)3371-6500