Por Bruno Leonel

A Associação Londrinense de Circo (ALC) está nos últimos preparativos para o I Festival Rural de Circo em Londrina, que começa no próximo domingo (3). Em sua programação, o Festival inclui diversas oficinas e apresentações, que serão realizadas nas escolas municipais dos distritos de Lerroville, Irerê, Paiquerê, Maravilha, e no patrimônio de Guairacá. Alguns dos projetos circenses participantes do Festival contam com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Todas estas atividades serão executadas com participação da Escola de Circo de Londrina - Foto: Divulgação/Escola de Circo.
Todas estas atividades serão executadas com participação da Escola de Circo de Londrina – Foto: Divulgação/Escola de Circo.

A abertura do evento será às 15 horas, com performance da Troupe Aero Circus, na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, em Lerroville. Segundo um dos organizadores do evento e integrante da ALC, Paulo Libano, toda a agenda do Festival já está confirmada, e será realizada em escolas municipais. “De segunda (4) a sexta-feira (8), das 9 às 11 horas da manhã, serão realizadas apresentações culturais. E no período da tarde, das 13 às 15 horas, teremos as oficinas práticas, como malabares, mini trampolim, bambolê, acrobacias de solo, entre outras”, informou.

Libano explicou que o evento, que é realizado pela primeira vez na cidade, tem como principal objetivo descentralizar as atividades culturais, que muitas vezes ficam próximas apenas da região central da cidade, na área urbana. “Nós temos a intenção de inserir os jovens nesse meio cultural. Sabemos das dificuldades de acesso que eles enfrentam na área rural, e por isso levamos o Festival para próximo deles, para que participem com mais facilidade”, afirmou.

Dentre os projetos integrantes do I Festival Rural de Circo em Londrina, e que contam com patrocínio do Promic, está o projeto Cocoricó, que se apresenta na segunda-feira (4), na Escola Municipal Aracy Soares, em Irerê. No mesmo dia, o projeto Circo Maravilha fará apresentação na Escola Municipal Professora Corina Montovan Okano, no distrito de Maravilha.

Na terça-feira (5), o projeto Renovação fará apresentação em Paiquerê, na Escola Municipal Armando Rosário Castelo. Quarta-feira (6) é a vez patrimônio de Guairacá, que recebe o projeto Circo Feliz na Escola Municipal Vitório Libardi. Também no dia 6 de julho terá apresentação do projeto Circo Saúde na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, de Lerroville. Todas estas atividades serão executadas com participação da Escola de Circo de Londrina.

(Com informações da Assessoria da Imprensa)


SERVIÇO

I Festival Rural de Circo em Londrina
Quando: De 3 a 8 de Julho
Onde: Escolas municipais de Lerroville, Irerê, Paiquerê, Maravilha, e patrimônio de Guairacá (Confira acima)
Horário: Das 9 às 11h // Das 13h às 15h