Por Bruno Leonel

Em uma feliz coincidência, a última quinta-feira (07) foi o dia de destaque de nada menos do que dois grandes eventos de música na cidade; O Festival Internacional de Música, que abriu a programação oficial com uma apresentação calorosa da Banda Sinfônica do Exército (Realizada na Catedral); E o Festival de Blues de Londrina, que inicia somente em agosto, mas que já divulgou sua programação oficial com direito a um show do Acústico Blues Trio e Convidados (Realizado no Shopping Catuaí). Acontecendo praticamente no mesmo horário os dois eventos contaram com públicos e perfis diferentes, mas que em locais diferentes carregavam algo em comum; A paixão pela música, que aqueceu bastante uma quinta-feira de inverno bem rigorosa.

Regente Gilson de Souza Silva a frente da Banda Sinfônica do Exército - Foto: Bruno Leonel/RubroSom.
Regente Gilson de Souza Silva a frente da Banda Sinfônica do Exército – Foto: Bruno Leonel/RubroSom.

O show do Acústico Blues trio, começou um pouco mais cedo. Por volta das 19h20, músicos começaram a tocar em um set de instrumentos montado em um dos corredores do catuaí shopping. Por ali, diversos interessados  (E também desavisados) pararam para prestigiar clássicos do Blues (De Jimi Hendrix à Eric Clapton, foram vários os medalhões homenageados na apresentação), músicos convidados também participaram junto com os três músicos em alguns momentos do ‘pocket show’. Além de divulgar o evento, o show foi um pretexto também para o lançamento da cerveja oficial do festival (Com nome inspirado no compositor Wolfang Amadeus Mozart). Este será o sexto ano do evento que, em temporadas passadas, foi responsável por trazer à cidade nomes como Nuno Mindelis, André Christovam, Solon Fishbone e Jimmy Burns. Em Londrina o festival acontece de 3 a 6 de Agosto.

Fãs de blues e eventuais curiosos puderam presenciar alguns clássicos durante apresentação no Shopping Catuaí - Foto: Bruno Leonel/RubroSom.
Fãs de blues e eventuais curiosos puderam presenciar alguns clássicos durante apresentação no Shopping Catuaí – Foto: Bruno Leonel/RubroSom.

Um pouco mais tarde, já às 20h40 foi a vez da abertura oficial da 36ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina. O evento ocorreu na Catedral Metropolitana, que teve lugares especialmente reposicionados para o evento, e contou com a apresentação da Banda Sinfônica do Exército regida pelo maestro Gilson de Souza Silva. A banda sinfônica, que é composta por 90 músicos, já se apresentou em algumas das mais importantes salas de concerto do país, além de colecionar vários prêmios em festivais de música erudita. Um público grandioso compareceu à apresentação que soou bastante intimista, mesmo resgatando compositores clássicos. O ambiente da catedral, aliado ao tempo de baixas temperaturas, colaborou para uma atmosfera sofisticada, mas ao mesmo tempo agradável. O festival segue com a programação até o dia 21 de Julho.

Festival de Música

Com cerca de 74  atrações programadas (Muitas delas em eventos gratuitos), o evento mais uma vez trás o mote de privilegiar “todas as músicas” principalmente a música brasileira, mantendo sempre o alto nível de performance dos músicos convidados. Durante o festival estão previstas apresentações de grupos constituídos nas oficinas e cursos com formações diversas como big band, Orquestra Sinfônica do FIML, coro infantil e adulto, grupos de música de câmara, Ópera Studio, grupos de jazz, grupos de MPB e montagem de espetáculos.

Músicos e público em sintonia durante abertura do Festival Internacional de Música nesta quinta - Foto: Bruno Leonel/RubroSom.
Músicos e público em sintonia durante abertura do Festival Internacional de Música nesta quinta – Foto: Bruno Leonel/RubroSom.

As intervenções urbanas com os projetos Música Sobre Rodas e Música e Saúde, que preveem apresentações musicais em ônibus e em hospitais da cidade estão confirmadas na grade. A maratona musical será aberta com o Quizomba Junino neste domingo, dia 3, na Vila Cultural Kinoarte, como pré-evento do Festival de Música (Confira programação completa para mais detalhes). O FIML tem direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida.

Festival de Blues

Criado em 2011 por Kiko Jozzolino, guitarrista de Blues, o Festival trouxe à cidade várias atrações de referência para o gênero. Nesta 6ª temporada, o evento trará oito apresentações que aconteceram no Bar valentino entre os dias 3 e 6 de Agosto. Entre os destaques estão nomes como Whitney Shay (Califórnia), Amber Foxx (Califórnia) e Eric Assmar Trio (BA). Confira programação completa para mais detalhes.


SERVIÇO

Festival Internacional de Música de Londrina
De 7 a 21 de Julho de 2016
Em vários locais – Confira Programação

Festival de Blues de Londrina
De 3 a 6 de Agosto de 2016
No Bar Valentino (Confira programação por dia)
Ingressos: Pelo fone (43) 3357.1392