Por Bruno Leonel

Em Londrina o dia da celebração da consciência Negra (20 de novembro) terá pelo menos dois eventos culturais dedicados ao momento e à reflexão sobre a luta por igualdade racial: O Residencial Vista Bela recebe neste domingo (20), a partir das 15 horas, o Encontro do Orgulho Crespo, que tem por objetivo valorizar e difundir a cultura afro-brasileira. E ainda, um pouco mais tarde o Festival Kinoarte de cinema terá, a partir das 21h, a Premiere Especial Dia da Consciência Negra, com exibição do filme “Dona Vilma” – sobre a vida de Vilma Santos de Oliveira (Yá Mukumby): Uma das pioneiras na militância pela luta da igualdade racial na cidade. A produção foi dirigida pela filha da militante Vanessa Santos de Oliveira. Outros filmes, ligados à temática racial também são parte da programação.

mukumby6
Documentário trajetória familiar, política e cultural da líder Ya Mukumby – Foto: Divulgação

A vida da líder religiosa e política que foi assassinada em Londrina há três anos é retratada no documentário que tem sessão de estreia agendada para este domingo (20), às 21 horas, no Cineflix do Shopping Aurora (Gleba Palhano). Outros filmes com temática ligada ao assunto ainda estarão na programação, entre elas “Pitanga”, filme premiado que investiga o percurso estético, político e existencial do ator Antonio Pitanga.

Vista Bela – Na região norte, o encontro será realizado na quadra de esportes, na rua Celeste Conto Moro, e é aberto à comunidade. O educador Leandro Palmerah, que coordena o projeto MH2 Música e Hip Hop, contou que das 14 às 15 horas as ações são voltadas para as crianças. “Teremos contação de histórias, relacionadas à cultura africana, e também brincadeiras típicas”, contou.

Dia da Consciência negra - Em Londrina data terá evento e filmes temáticos

Na programação do Encontro do Orgulho Crespo, às 16h30, também estão previstas oficinas de turbante e abayomi. “As bonecas abayomi eram confeccionadas pelas mulheres negras, inclusive durante as viagens nos navios negreiros”, explicou Palmerah.

O evento vai contar também com apresentação de hip-hop, exposição de trabalhos em grafitti e discotecagem. Ao final do evento, será exibido o documentário “Desconstruindo”, que fala sobre o processo de transição e aceitação do cabelo natural, por mulheres afro-brasileiras. “Essa é uma temática muito importante, inclusive porque um dos objetivos do nosso projeto é que as pessoas conheçam a cultura negra e passem a ver de maneira positiva as suas origens, superando o preconceito que ainda existe na sociedade brasileira”, ressaltou o educador.

O Encontro do Orgulho Crespo tem apoio da Central Única das Favelas (CUFA), e participação do coletivo Black Divas.


SERVIÇO
Encontro do Orgulho Crespo 
Quando: Domingo (20/11) às 15h
Onde: Rua Celeste Conto Moro – Conjunto Vista Bela
Contadores de histórias, Oficinas de Turbante e Abayomi, Música com Azmina, Gps e João de Carvalho, discotecagens, Black Divas e Adilza Carvalho

18º Festival Kinoarte de Cinema
Premiere Especial Dia da Consciência Negra
Quando: Domingo (20), a partir das 14 horas
Onde: Cineflix do Aurora Shopping (Gleba Palhano)
Quanto: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)
Programação completa disponível no site www.kinoarte.org/festival/