Por Bruno Leonel

E mais nomes, incluindo bandas internacionais, se juntam ao já extenso line-up do Demo Sul 2016. A confirmação da vês é a banda de rock-big band Rosário Smowing (Argentina), divulgada pelo festival nesta semana, e que deve esquentar a noite de encerramento do Festival.

Banda Rosário Smowing, da Argentina, é uma das bandas confirmadas - Foto: Divulgação.
Banda Rosário Smowing, da Argentina, é uma das bandas confirmadas – Foto: Divulgação.

Combinando elementos e arranjos do ska, jazz, mambo, rockabilly, dixie, tango e bolero, a Rosario Smowing coloca no palco 8 músicos experientes que se apresentam juntos desde 1999. O resultado é uma mistura quente, que já rodou o Brasil e agora retorna para sua primeira apresentação em Londrina, no dia 12 de novembro, no Iate Clube, na noite de encerramento do Festival Demo Sul.

A banda, comandada pelo enérgico frontman Diego Casanova, nasceu na cidade de Rosário (Argentina) no ano 2000 e conta com 3 CD’S lançados, “Volumen 1” (2003), “Si, Siempre Estoy Llegando” (2007) e “Se Mueve” (2012). Na bagagem, Rosario Smowing ainda tem registros importantes como o Masala Worldbeat Festival em Hannover (Alemanha), Quilmes Rock, Festival de Jazz de Rosário e Rock al Parque Roca (Argentina).

Depois de “Se Mueve”, cd lançado também na Europa pelo selo Flowfish Records, o grupo realizou uma grande turnê pelo velho continente, que incluiu cidades como Malmö e Karlshamn (Suécia) Hamburgo, Hildesheimn, Hannover, Frankfurt e Erlangen (Alemanha) e Barcelona (Espanha). Além do Rosário Smowing, o Festival Demo Sul ainda deve anunciar mais uma banda internacional que completa a programação do ano.

Macaco Bong de volta ao palco – Quem também se apresenta na 16ª edição do Demo Sul é a ovacionada Macaco Bong. Sempre afoito por reinvenções, o power trio cuiabano radicado em São Paulo retorna à Londrina em nova formação. Liderado por Bruno Kayapy, a banda agora tem Daniel Fumega na bateria e Daniel Hortides no baixo. Além deles, um novo integrante ilustre dá ainda mais peso e imprevisibilidade à banda: Kayapy trouxe um Del Vecchio Tenor de quatro cordas para ocupar o lugar da velha guitarra.

De Cuiabá, Macaco Bong, fundada em 2004, também se apresenta no Demo Sul - Foto: Divulgação
De Cuiabá, Macaco Bong, fundada em 2004, também se apresenta no Demo Sul – Foto: Divulgação

A banda, que prepara um novo disco em Vinil ainda para esse ano, se apresenta no dia 10 de novembro, no palco do Valentino, em uma noite especialmente reservada à música instrumental. Sem abandonar a viagem do rock ao jazz, e substituindo os vocais pelos acordes de guitarra, o Macaco Bong deve rechear a noite com o som pesado, mas também introspectivo e harmonioso, que fez fãs em Londrina.

Programação Completa: Além do Rosario Smowing e do Macaco Bong, a equipe do Demo Sul já divulgou a confirmação das bandas londrinenses Abacate Contemporâneo, The Weird Family, Montauk, Octopus Trio, The GreenGrass Brothers, Etnyah, Convulsão , Mucambo de Bantu, Luke de Held, Imagery, Sarará Criolo, Loladéli, Hellpath e Red Mess. E, de outras cidades e estados, o “imorrível” Di Melo , a gaúcha Bandinha Di Da Dó,  De um Filho, De um Cego (Jacarezinho), Andrea Perrone (Porto Alegre), Central Sistema de Som (Curitiba), Perc3ption (São Paulo), Mocho Diablo (São Paulo), A República Imperial (Belém), Phantom Power (Porto Alegre) Defalla (Porto Alegre), e Munchako (Brasília).

Outras novidades aparecem semanalmente no site do Festival, que ainda divulgará 1  novas atração e a grade completa de shows até o final do mês. Acompanhe em http://demosulfestival.tumblr.com/

Sobre: O Festival Demo Sul 2016 é uma realização da Associação Cultural do Rock de Londrina e a Braço Direito Produções, conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e do Prêmio FUNARTE de Programação Continuada para Música Popular.


SERVIÇO

Festival Demosul – De 4 a 12 de Novembro
Informações: http://demosulfestival.tumblr.com/