Por Bruno Leonel

Foi iniciada na última quarta-feira (20) uma campanha de arrecadação coletiva para financiar a edição e a finalização do documentário ‘Londrina Sorri para o Choro’ cujas filmagens foram concluídas no ano de 2015.

Há décadas o coletivo desenvolve suas atividades na cidade, sempre levando o choro para diversas regiões e se apresentando em espaços públicos. Integrado por músicos de várias idades e formações, a trajetória do grupo agora terá um registro em imagens. O lançamento do documentário, ocorrido no Restaurante Dona Menina, também contou com uma roda de choro, e ocorreu como parte da programação da ‘Semana do Choro de Londrina’.

Durante o lançamento da campanha, músicos de Londrina participaram de uma roda no restaurante 'Dona Menina' - Foto: Bruno Leonel/RubroSom
Durante o lançamento da campanha, músicos de Londrina participaram de uma roda no restaurante ‘Dona Menina’ – Foto: Bruno Leonel/RubroSom

O registro foi feito por uma produtora de Curitiba. Uma equipe de cinegrafistas e técnicos passou cerca de nove dias na cidade acompanhando rodas de choro e realizando entrevistas com pessoas que participaram da história do grupo. “Teve dia que foi bem corrido, a gente usou uma kombi para levar os equipamentos, visitamos várias rodas de choro. O veículo quebrou no primeiro dia aliás (risos) – Mas o resultado foi muito legal, contamos com a ajuda de várias pessoas, acho que foi o diferencial na gravação. O resultado final foi muito coletivo… A gente teve a ideia mas realizar isso dependeu de muito mais gente” comenta Francielly Camilo, diretora e produtora do documentário.

Músicos de várias fases do Choro na cidade participaram do registro. “Foram filmadas 11 rodas e fizeram mais de 20 entrevistas, gravaram com um amigo nosso que ficou mais de sete anos na Alemanha, falou do choro na europa… O Baldy falou, o Roberto Guerra que é um dos pioneiros do choro na cidade, teve muita gente legal falando. Para finalizar o filme vai ainda cerca de 2 meses de trabalho, temos também outros editais que estamos vendo para levar o documentário para outros canais, talvez até no cinema também” comenta Osório Perez do Clube do Choro de Londrina. A campanha começada pela plataforma Kickante espera arrecadar cerca de R$ 15 mil até o dia 19 de Junho.

Mais informações
Documentário Londrina Sorri para o Choro
Campanha de financiamento pela plataforma Kickante