Por Bruno Leonel

O segundo filme do Ciclo dedicado a filmes de animação é Valsa com Bashir (2008), escrito e dirigido por Ari Folman. Em formato de documentário animado, o filme retrata as tentativas de Folman, um veterano da Guerra do Líbano de 1982, de recuperar as suas memórias perdidas dos eventos que marcaram o massacre de Sabra e Shatila. A exibição acontece na Vila Cultural Kinoarte. A sessão começa às 19h30 e tem entrada gratuita.

O filme retrata de forma sensível o envolvimento do Estado de Israel no massacre, resgatando a participação dos pequenos soldados que lutaram nesta guerra. “A grande maioria dos soldados não deseja estar lá, tem medo e não quer bancar o herói. Valsa com Bashir, documentário em animação (!), mostra a questão psicológica da guerra por meio das experiências do próprio diretor, Ari Folman, que lutou por Israel na Guerra do Líbano, em 1982. Ao conversar com um ex-companheiro de seu batalhão, o diretor se dá conta de que não tem lembranças de sua participação na guerra, o que o faz supor que tenha presenciado algo tão traumatizante que seu subconsciente preferiu apagá-lo da memória”, afirma o autor Leonardo Vinícius do blog ‘Cineasta’ (Leia texto completo AQUI).

Cinema - Kinoclube exibe Valsa com Bashir
Foto: Divulgação

O trauma gerado pelo massacre ainda é presente no imaginário israelita, e num determinado momento do filme é possível perceber a comparação com os campos de concentração que dizimaram um número enorme de judeus, ciganos e homossexuais. Não recomendado para menores de 16 anos.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)


Serviço
Kinoclube apresenta ‘Ciclo Animações’
Filme ‘Valsa com Bashir’ (2008)
Data: 06 de setembro de 2016
Hora: 19h30
Local: Vila Cultural Kinoarte – Rua Pref Faria Lima, 1399
Entrada Franca