Por Bruno Leonel

Será exibido hoje na Vila Cultural Kinoarte, em Londrina, o filme Coreano “Mother – A busca pela verdade”(2009), do diretor Joon-ho Bong. A exibição, que começa às 19h30, é parte do ciclo ‘Mês das Mães’ que até o fim de maio apresentará gratuitamente filmes estrangeiros, sempre com temática ligada às relações de maternidade e família – Aproveitando a ocasião do ‘Dia das Mães’ celebrado no último dia 08. (Na semana passada o filme exibido foi o nigeriano ‘Mother of George’.

No filme, uma mulher viúva, e sem nome (Kim Hye-ja) tenta sozinha proteger seu filho único, Do-joon que é acusado de um assassinato - Foto: Divulgação.
No filme, uma mulher viúva, e sem nome (Kim Hye-ja) tenta sozinha proteger seu filho único, Do-joon que é acusado de um assassinato – Foto: Divulgação.

Ao todo, quatro filmes serão exibidos dentro deste ciclo. Este é já o terceiro ciclo de filmes realizado este ano pela Vila Cultural Kinoarte – O último foi o ‘Ciclo Oriente Médio’ concluído semana passada. Todas as exibições são sem custo e abertas ao público.

‘Mother’ é o quinto filme do diretor coreano Joon-ho Bong que atua no cinema – Além de ator e roteirista desde os anos 90. Seus filmes frequentemente dialogam com temas pesados (Como assassinatos e violência) além de também manterem características como piadas de humor negro e súbitas. mudanças no ‘humor’ da trama.

SINOPSE
No longa, uma mulher viúva, e sem nome (Kim Hye-ja) cuida sozinha de seu filho único, Do-joon (Won Bin) homem de 28 anos, ingênuo e infantil, e que costuma se comportar de maneira inconsequente – Ele inclusive age violentamente contra pessoas que zombam de sua condição limitada. Um dia, ele é acusado do assassinato de uma adolescente, mas parece sequer compreender a acusação que enfrenta. Após o crime gerar entre moradores da cidade, o jovem é preso. Diante da incompetência do advogado encarregado de defendê-lo, a mãe parte em busca do verdadeiro assassino, para provar a inocência de seu filho. Na trama, uma trajetória violenta, e ainda, uma segunda morte envolvem a história dos personagens conforme o desenrolar dos fatos.

INFORMAÇÕES
O filme competiu no ano de 2009 na mostra ‘Un Certain Regard’, uma sessão dentro do Festival de Cannes. Na época de seu lançamento atingiu a marca de mais de três milhões de espectadores, além de arrecadar mais de U$ 16 milhões na Coréia do Sul. Em fevereiro de 2010 recebeu lançamento nos Estados Unidos como parte do Santa Barbara International Film Festival.


SERVIÇO

Kinoclube: Ciclo “Mês das Mães com o filme “Mother – A busca pela verdade”.
Data: 17 de maio de 2016
Hora: 19h30
Local: Vila Cultural Kinoarte – Rua Pref Faria Lima, 1399
Entrada Franca