Por Bruno Leonel

A Vila Cultural Kinoarte inicia nesta terça-feira o Ciclo ‘Oriente Médio’ de cinema. O evento realizado hoje a partir das 19h30 terá a exibição do filme “Dez”, do diretor Abbas Kiarostami. Será o primeiro de uma serie de quatro exibições de filmes semanais com o foco em produções feitas em países como Israel, Irã e Turquia. A entrada é gratuita.

A atriz Mania Akbari, como protagonista de 'Dah' - Foto: Divulgação
A atriz Mania Akbari, como protagonista de ‘Dah’ – Foto: Divulgação

O evento dá continuidade à ciclos mensais de cinema, que a Vila tem realizado desde o mês de fevereiro, sempre buscando apresentar produções ‘fora de eixo’ e que dialoguem com formatos e linguagens mais fora do usual em produções cinematográficas. “O de hoje mesmo, é um filme com registro todo experimental. Usam muitos takes com a câmera registrando de dentro do carro. Acho impressionante também o lado ‘documentário’ do filme. Ele registra bem também algumas questões culturais lá do país, como a relação de tratamento com mulheres e crianças”, comenta o jornalista Bruno Gehring, membro da Kinoarte.

O Filme

O filme ‘Dah’ (Título original), lançado em 2002, é uma produção franco-iraniano que mistura gêneros como o ‘drama biográfico’ e documentário é o décimo sexto filme dirigido por Abbas Kiarostami e com roteiro de Mohsen Makhmalbaf e Kiarostami. Seu nome é baseado na sua estrutura montada em ‘Dez sequênicas’ filmadas na vida emocional de 6 mulheres, assim como, alguns desafios com os quais elas se deparam deparam num momento particular de suas vidas. Dez episódios que se passam em dias diferentes, mas sempre no carro de uma jovem mulher. Muitos dos personagens do filme não são atores treinados e dessa forma, muitos das cenas foram totalmente improvisadas. No ano de 2008, o filme chegou a ser proibido no Irã devido á seu tom considerado transgressor para o país.

Ciclo Oriente Médio

Confira também as próximas datas de exibição (Realizado sempre às terças-feiras)

12/04 – “Aproximação”, de Amos Gitai (Israel)

19/04 – “O Que Resta do Tempo”, de Elia Suleiman (Palestina) ou “Táxi Teerã”, de Jafar Panahi (Irã)

26/04 – “Era Uma Vez na Anatólia”, de Nuri Bilge Ceylan (Turquia)


Serviço

Ciclo Oriente Médio
Terça-feira (05/04/2016) – às 19h30
Vila Cultural Kinoarte – Av. Prefeito Faria Lima, 1399
Entrada gratuita