Por Bruno Leonel

Dando continuidade à programação do Ciclo Hector Babenco feito pelo Kinoclube em Londrina, nesta terça-feira (26) será exibido o filme ‘Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia’ de 1976. A exibição acontece na Vila Cultural Kinoarte, localizada na Av. Faria Lima, 1399. A sessão começa às 19h30 e tem entrada gratuita.

O segundo filme do Ciclo dedicado ao cineasta argentino naturalizado brasileiro Hector Babenco é ‘Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia’, de 1976. A exibição acontece na terça, dia 26 de julho, na Vila Cultural Kinoarte. A sessão começa às 19h30 e tem entrada gratuita. O filme relata a trajetória do criminoso Lúcio Flávio, famoso bandido da década de 70 que se tornou nacionalmente conhecido pelos roubos a banco e fugas espetaculares, embora algumas cenas do filme sejam diferentes em relação aos acontecimentos reais. Dirigido por Hector Babenco em 1976, o filme é baseado no livro de José Louzeiro que é também coautor do roteiro.

O filme recebeu quatro Kikitos de Ouro nas categorias de Melhor Ator (Reginaldo Faria), Melhor Ator Coadjuvante (Ivan Cândido), Melhor Fotografia e Melhor Edição - Foto: Divulgação.
O filme recebeu quatro Kikitos de Ouro nas categorias de Melhor Ator (Reginaldo Faria), Melhor Ator Coadjuvante (Ivan Cândido), Melhor Fotografia e Melhor Edição – Foto: Divulgação.

O Diretor – Hector Babenco faleceu no dia 13 de julho, aos 70 anos. O cineasta é considerado um dos diretores de cinema mais importantes do Brasil. Dirigiu dez longas-metragens e foi indicado ao Oscar de direção em 1986, por “O Beijo da Mulher-Aranha”. Também foi responsável por filmes que foram marcos do cinema nacional, como “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia” (1976), “Pixote, a Lei do Mais Fraco” (1980) e “Carandiru” (2003).

Seu último filme, “Meu Amigo Hindu”, foi lançado em 2015 e tem um roteiro biográfico – a história de um cineasta, interpretado pelo ator Williem Dafoe, que enfrenta diversar crises e uma luta contra um câncer. O próprio Babenco descobriu um câncer em 1990 e enfrentou uma luta de oito anos contra a doença.


Serviço
Kinoclube apresenta ‘Ciclo Hector Babenco’
Filme: “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia” (1977)
Data: 26 de julho de 2016
Hora: 19h30
Local: Vila Cultural Kinoarte – Rua Pref Faria Lima, 1399
Entrada Franca