Por Bruno Leonel

A Festa Barbada completou sete anos no mês de março, mas a festa de comemoração ficou para este mês! A primeira festa do mês de junho apresenta a banda Central Sistema de Som (Curitiba) que já se apresentou por aqui durante o Demosul 2016. O projeto, que hoje se tornou vitrine da nova música londrinense terá a banda curitibana apresentando o show ‘Sete Bilhões de vozes’.

Com seis integrantes no palco (E instrumentos como flauta doce) a curitibana Central Sistema de Som fez uma apresentação repleta de swing - Foto: Bruno Leonel/Rubrosom
Com seis integrantes no palco (E instrumentos como flauta doce) a curitibana Central Sistema de Som apresenta um show repleto de swing – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom (Arquivo)

Iniciada de forma despretensiosa em 2010, a Barbada já passou por todos os ambientes do Valentino, um dos bares mais tradicionais de Londrina. Promovida desde o início de forma independente, a festa ganhou espaço entre os jovens de Londrina e região, ocupou os diferentes espaços da casa noturna, ampliou a programação e já alçou a marca de 111 edições nesse período.

Com a pegada de música black, soul, afrobeat, samba-rock e ritmos nacionais, a BARBADA seleciona bandas que trabalham com musical autoral e ainda conta com o DJ residente Ed Groove e DJ DBeat, que comandam a pista antes e depois dos shows.

Além da proposta musical, há também o capricho com a parte gráfica dos cartazes de cada edição com o trabalho do Estudio Lasca. A decoração do palco e dos ambientes do bar sempre ganham umas pitadas a mais de cor. Neste domingo, a programação do especial de comemoração dos sete anos terá início às 18h com o Bazar Barbada, sempre cheio de novidades em arte, moda e gastronomia. A curadoria dos expositores prima pelo trabalho de produtos locais que apresentem peças diferenciadas dos grandes centros comerciais.

Atualmente a festa é uma realização dos produtores culturais Thiago Moreira e Bruno Gehring com colaboração de Isabela Lorena no Bazar. O especial de sete anos do evento tem o apoio cultural do Bar Valentino,Kinoarte, Baixa Gastronomia – Londrina e Leste BR

CENTRAL SISTEMA DE SOM – Com repertório de músicas próprias, a CENTRAL apresenta o show SETE BILHÕES DE VOZES, uma experiência sensorial que vai além da audição. Gravado em DVD ao vivo no Teatro Paiol, o espetáculo proporciona uma grande interatividade com o público por mesclar música, videomapping, dança, atitude e presença de palco.

Funk 60’s/70’s (nacional, americano e africano), Afrobeat, Reggae Roots, Dub e Música Popular Brasileira são nossas principais referências. A CENTRAL busca representar, através de grooves e idéias, a miscigenação natural dos grandes centros urbanos. Essa pesquisa de gêneros e sonoridades resulta em um som autêntico que dialoga com diferentes nichos e faixa etárias.

Na ativa desde 2009, a banda já teve projetos aprovados na Fundação Cultural de Curitiba (FCC), como oMúsica no Teatro Paiol e o Corrente Cultural. Participou também da Virada Cultural Paranaense, convidada pela Secretaria de Cultura do Estado. Já realizou shows no SESI São José dos Pinhais. Foi destaque no Festival Psicodália, onde realizou três shows, sendo um no palco principal. Já apresentou-se em São Paulo, Rio de Janeiro, Joinville, Florianópolis, Guarapuava, Rio Negrinho, Mandirituba, Ponta Grossa e Londrina.

Em 2016 foi uma das convidadas do Estação Pedreira, maior festival de música de Curitiba. O inicio do também marca o início da produção do terceiro disco, no Estúdio Observatório de Ecos no Rio de Janeiro, em duas faixa com direção musical de Marcelo Yuka (ex O’Rappa). O disco está em processo e será lançado no primeiro semestre de 2017, ano marcado pelo show inédito CENTRAL convida Mr. GERSON KING COMBO em show com estréia mundial no Festival Psicodália 2017 encerrando a programação do palco principal do evento.


SERVIÇO:
Barbada 7 anos | #112 – Show com Central Sistema de Som (Curitiba)
+ DJ Ed Groove
+ DJ Dbeat
+ Bazar Barbada
18 horas/ Couvert R$ 12,00
Bar Valentino – R. Pref. Faria Lima, 486 – Jd Presidente – F. (43) 3348-0791
Classificação 18 anos