Por Bruno Leonel

A Vila Cultural Cemitério de Automóveis recebe nesta quinta-feira (19) a performance teatral Transcriações: Sobre as mudanças dos tempos e os corpos das Transições”. O trabalho da Companhia Transviados Performáticos, de Brasília, é inspirado nas travestis das obras literárias “Nossa Senhora das Flores” e “Diário de um Ladrão, do escritor e dramaturgo francês Jean Genet. A apresentação tem início às 20h30, e os ingressos custam R$5,00. A Vila Cultural Cemitério de Automóveis, (Rua João Pessoa, 103), assim como conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A Apresentação da companhia Transviados Performáticos será às 20h30 na Vila Cultural, que conta com patrocínio do Promic.

trans3

A peça Transcriações surgiu do desejo da companhia brasiliense em ampliar as discussões referentes a relações entre corpo, gênero, heteronormatividade e sexualidades transviadas na contemporaneidade. Com o uso de gêneros mistos e linguagens experimentais, o grupo explora uma mistura de fato e ficção, realidade social e cultura pop, humor transviado e ativismo político, transviação genérica e transgressão.

O diretor da companhia, Rafael Garcia, explicou que a peça é performativa e política, baseada nas personagens travestis dos livros de Jean Genet, e também nas pesquisas sobre gêneros e sexualidade em autores pós-modernos. “Ela também é pautada nas nossas memórias pessoais, e nestes estudos desenvolvidos na Universidade de Brasília. A montagem traz metáforas que fizemos através dessas leituras. Ali, a gente brinca com aspectos do que é ficção e o que é o real”, adiantou.

Segundo a diretora da Vila Cultural Cemitério de Automóveis, Christine Vianna, receber o espetáculo é uma oportunidade de contato com novas linguagens e temáticas. “Além das produções próprias que executa, a Vila também abre suas portas para produções de outras cidades. E esse contato é muito importante, para reciclar o olhar e conhecer coisas além da sua região”, afirmou.

A peça Transcriações foi contemplada em 2014 com Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, na categoria Montagem. Logo após a apresentação teatral, será realizado o Pileque Filosófico. Participam do debate os docentes da Universidade Estadual de Londrina, Giovanni Cirino e Aguinaldo de Souza, e os integrantes da Companhia Transviados Performáticos.

A companhia brasiliense também estará presente na festa Transpicália, que será nesta sexta-feira (20), na Vila Cultura Cemitério de Automóveis. Pequenos altares do cenário estarão desmembrados em espaços da festa, com trechos do espetáculos encenados como intervenção. A festa começa às 20 horas, e os ingressos custam R$10,00. As apresentações musicais ficam por conta da banda Abacate Contemporâneo e o DJ Gustavo Veiga.

(Com informações da Prefeitura Municipal de Londrina)


 

SERVIÇO

Peça: TRANScriações
LOCAL: Vila Cultural Cemitério de Automóveis
DIA: 19/05 ( quinta-feira)
HORÁRIO: 20:30
INGRESSO: 5,00 $