Por Bruno Leonel

A Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura recebe inscrições para a Programação de Férias 2017 da Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Durante o mês de janeiro, crianças e adolescentes poderão participar de atividades variadas, envolvendo poesia, dobradura, maquetes e cinema. A Biblioteca do CEU fica na Rua Ângelo Gaiotto, s/n, no Jardim Santa Rita I, atrás do Colégio Estadual Polivalente.

O espaço realiza atividades culturais dedicado á pessoas de várias faixas etárias Foto: Divulgação/CEU
O espaço realiza atividades culturais dedicado á pessoas de várias faixas etárias Foto: Divulgação/CEU

Segundo a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araujo, as atividades fazem parte do Programa das Bibliotecas Setoriais do Sistema de Bibliotecas Públicas do Município de Londrina (SBPML). “Esta medida tem como objetivo fortalecer o trabalho em rede das bibliotecas setoriais pertencentes ao SBPML, democratizar o acesso à informação e desenvolver atividades culturais que instiguem e fomentem a leitura. Também procuramos oferecer e mediar os processos de acesso e pesquisa, favorecer a ampliação do saber crítico e reflexivo por meio das atividades, além de estimular o prazer da leitura e de outras linguagens”, explicou Leda.

Para a próxima semana, já estão abertas as inscrições para duas ações. A oficina “Meu Poema” será realizada na quinta-feira (19), das 10 às 12 horas. Nessa atividade os participantes serão apresentados ao universo da poesia e poderão utilizar a imaginação para ilustrar a história apresentada nos versos, por meio de desenho, pintura e colagens. O material utilizado na atividade será fornecido pela Biblioteca, mas as crianças e adolescentes podem levar seus próprios itens de papelaria, se assim desejarem.

E na sexta-feira (20), das 10 às 12 horas, ocorre a oficina de Dobraduras. As crianças e adolescentes irão aprender a confeccionar dois modelos marcadores de páginas. A atividade tem a finalidade de propiciar o contato com o acervo da biblioteca, e promover a conscientização sobre a importância da preservação dos materiais de informação, como livros e revistas.

As vagas são limitadas a 10 participantes, e as inscrições podem ser feitas na Biblioteca do CEU, pessoalmente, das 8 às 15 horas, ou pelo telefone 3338-4925. Podem participar crianças com idade igual ou superior a seis anos. As duas oficinas serão mediadas pela técnica de gestão da Biblioteca do CEU, Ana Paula Pietsiaki de Souza, e pela bibliotecária Priscila de Jesus Apolinário Ribeiro. Priscila destacou que a realização das oficinas durante o período de férias contribui para aproximação da comunidade com o CEU. “São atividades que incentivam a criatividade dos participantes, promovem interação com espaços diversos do CEU, e divulgam os serviços que temos aqui na biblioteca. Além destas oficinas, a população tem à sua disposição vários tipos de jogos como dama, xadrez e da memória. É um espaço de aprendizado, por meio da informação e também do lúdico”, ressaltou a bibliotecária.

Além destas ações, a Biblioteca do CEU irá realizar, no dia 23 de janeiro, a oficina “Nossa Londrina”, de confecção de maquetes; e no dia 24 o bate-papo “Eu li num filme”, com apresentação de clássico da literatura infantojuvenil nos formatos de livro e filme.

(Com informações do N.com)