Por Bruno Leonel

A Associação Londrinense de Circo realiza, até o próximo dia 4 de junho, o XII Festival de Circo de Londrina, com o objetivo de levar a arte e a cultura circense para a população londrinense, além de proporcionar lazer e diversão para o público. O evento, que é uma continuação do ‘bloco’ iniciado em dezembro de 2016 conta com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Acrobacias, manobras e até fundos musicais foram usados no espetáculo Sobrevoltas (Do Circo Enxame de São Paulo) apresentado durante o XXII Festival de Circo em Londrina - Foto: Bruno Leonel/Rubrosom
Acrobacias, manobras e até fundos musicais foram usados no espetáculo Sobrevoltas (Do Circo Enxame de São Paulo) apresentado durante o XII Festival de Circo em Londrina, em 2016 – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom

A programação inclui desde espetáculos circenses, para todas as idades, até oficinas formativas, como seminários e workshops. De 31 de maio a 3 de junho, às 19 horas, haverá diversas atrações abertas ao público na Concha Acústica. No dia 31, os alunos da Escola de Circo de Londrina farão uma apresentação que reunirá acrobacias, malabarismo, equilíbrios e palhaços.

No da 1 de junho, as alunas da Escola de Circo de Londrina farão a apresentação “Rosa Choque”, que aborda preconceitos em torno da mulher, além de assédio moral e sexual. No dia 2 haverá o “Palco aberto”, para artistas convidados. Participam o palhaço Xupetin, além de artistas de rua, os que trabalham com teatro, os alunos da Escola de Circo de Londrina, entre outros.

No dia 3 acontecerá o “Intercambio circense”, um espetáculo que reunirá artistas da Troupe AeroCircus e alunos da Escola de Circo de Londrina, com atuação e direção de Marcos Casuo, fundador do circo Universo Casuo, uma das mais respeitadas companhias de Circo da Améria Latina. Ações formativas – O Festival também está realizando desde ontem, segunda-feira (29), atividades formativas, como reuniões, oficinas, seminários e workshops, com o objetivo de levar conhecimento às pessoas que trabalham na área.

O XII Festival de Circo de Londrina é um dos projetos aprovados para 2017 - Foto: Circo Palombar (Via Facebook)
O XIII Festival de Circo de Londrina é um dos projetos  aprovados para 2017 – Foto: Circo Palombar (Via Facebook)

Nesta quarta-feira (31), das 9 às 12 horas, haverá o seminário com o tema “A Formação de Formadores- História e Futuro da parceria RCM-BR e Cirque Du Monde”. Será na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Praça Primeiro de Maio, 110 (em frente à Concha Acústica). O evento é gratuito e voltado às instituições que desenvolvem atividades artísticas e culturais com crianças e adolescentes. Para participar não é necessário fazer inscrição prévia.

O Festival reúne ainda oficinas de Técnicas de Clown, com Marcos Casuo. A atividade acontecerá no dia 2 de junho, das 9 às 12 horas, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, e no dia 3 de junho, no mesmo horário, na Escola de Circo de Londrina. Para participar é necessário se inscrever, por meio do e-mail adm@circolondrina.org .A atividade é gratuita e é voltada a pessoas que já têm iniciação em palhaço.

Para finalizar o festival, no dia 4 de junho, a partir das 9 horas, haverá um grande evento, que reunirá manifestações artísticas e esportivas periféricas, um Campeonato de Skate, Batalha de Rima, Batalha de B.Boy e B.Girl, e ainda torneio de Volei Clave. Será na sede da Escola de Circo de Londrina, na Avenida Saul Ekind 790, na região norte da cidade.

Mais informações: Facebook do Festival