Por Bruno Leonel

Nesta sexta-feira (22) o coletivo musical ‘As Bahias e a Cozinha Mineira’ sobre aos palcos do Bar valentino. Em uma apresentação cênica e pensada nos mínimos detalhes, a banda faz uma viagem sonora rumo ao universo feminino com influências que passam por Gal Costa e Clube da Esquina. O evento é uma promoção do Bar Valentino junto com a festa Barbada. O Dj Ed Groove também fará um set durante o evento.

As Bahias e a Cozinha Mineira toca nessa sexta em Londrina
O nome da formação se deve ao fato de que as duas cantoras, transexuais, coincidentemente tinham o mesmo apelido “Bahia” – Foto: Divulgação.

As Bahias e a Cozinha Mineira é um grupo musical brasileiro formado no ano de 2014. O grupo possui fortes influências de Gal Costa e do Clube da Esquina, e tem como mote na música identificar as formas de expressão das mulheres. Assucena, Rafael e Raquel se conheceram na faculdade de História da USP no ano de 2011 – a partir de então, iniciaram uma intensa amizade em torno de ideias musicais e artísticas. “Gal nos apresentou um fundamento estético, artístico e sonoro ousado e nos ensinou a construir uma obra para ser apreciada, não só para entreter”, conta Assucena. “Ela é uma camaleoa e virou mesmo um filtro para nós”, explica Raquel. E, como numa dança em que todos sabem o próximo movimento, Rafael complementa: “Gal nos mostrou Luiz Melodia, o próprio Caetano, o Gil… Nos ensinou que você tem que ser autêntico, verdadeiro e fazer escolhas”, contou Assucena sobre o trabalho da banda em uma entrevista recente ao jornal El PaísAssucena e Raquei, completam o time Rafael Acerbi (Guitarra), ROb Ashtoffen (Baixo), Vitor Coimbra (Bateria), Carlos Eduardo Samuel (Piano) e Danilo Moura (Percussão).

O nome da formação se deve ao fato de que as duas cantoras, transexuais, coincidentemente tinham o mesmo apelido “Bahia”, além de se juntarem com o guitarrista mineiro Rafael que formaria a “cozinha” sonora da banda. O grupo lançou em novembro de 2015, um álbum em sintonia com as discussões feministas que dominaram os últimos meses, em hashtags como #meuprimeiroassédio e #meuamigosecreto. O disco “Mulher” fala de mulheres, no plural, em músicas como “Uma Canção Pra Você (Jaqueta Amarela)”, “Josefa Maria” e “Reticências”. “Apologia às Virgens Mães”, outra faixa, vai assim: “Menina de saia de gozo pré-extinto/ quantos tempos bordaram o calado bordel de teu instinto?”.


SERVIÇO
Show com ‘As Bahias e a Cozinha Mineira”
Quando:
Sexta 22 de julho de 2016
Onde: Bar Valentino apresenta As Bahias e a Cozinha Mineira (SP)
+ DJ Ed Groove
Hora: 22h
Convite limitados somente no dia R$ 20