Por Bruno Leonel

A Fundação Cultura Artística de Londrina apresenta nesta sexta(18) de feriado a peça de formatura da turma noturna de teatro 2016, Lisístrata – A greve do sexo. O texto é baseado na comédia grega de Aristófanes, escrita a 411a.c. é considerada a primeira grande obra pacifista. A peça tem direção de Simone Andrade.

fb_img_1479227568322
Lisístrata de Aristófanes foi uma tentativa real de acabar com uma guerra de verdade – Foto: Divulgação

Trama: Cansadas de uma guerra que já durava 20 anos, as mulheres de Atenas, de Esparta, de Beócia e de Corinto (cidades gregas mais duramente atingidas pela guerra), chefiadas pela ateniense Lisístrata, decidiram por fim às hostilidades usando de uma tática pouco convencional: uma greve de sexo. Para melhor conseguir seu objetivo, ocuparam na cidade de Atenas – a Acrópole, e tomaram conta do Tesouro. Os maridos não resistiram à greve e concluíram um tratado de paz, depois de uma série de peripécias de grande efeito cômico apesar da ousadia dos detalhes.

Foto: Divulgação/Funcart
Foto: Divulgação/Funcart

Na época em que foi escrita a peça (411 a.C.), Atenas atravessava um período dificílimo de sua história. Abandonados por seus aliados, os atenienses tinham a 24 quilômetros de suas cidades as tropas espartanas. Essa luta fratricida enfraquecia a Grécia toda, pondo-a a mercê dos bárbaros. Inspirado por um profundo sentimento de patriotismo e humanidade, Aristófanes se fez porta-voz de todas as esposas e mães gregas e, por intermédio de Lisístrata, lançou um veemente apelo em favor da paz, não somente aos atenienses, mas a todos os gregos (Leia Sinopse completa AQUI)

• Classificação indicativa: 16 anos

Elenco:
Alana Maia
Ana Carolina Messias Bernardi
Anelise Kranich
Andre Severinoo
Bu Paes
Érika Sayuri
Fátima Souza
Felipe Louro
Flávia Muchiutti
Janaina Oliveira
Ju Gatez
Juliano De Souza Scoponi
Leticia Minto
Rafael Oliveira Do Carmo
Renan S. Faria
Thaís Artoni


SERVIÇO
Ingressos:
R$ 20,00 – Inteira
R$ 10,00 – Meia
Os ingressos podem ser adquiridos com os atores ou na bilheteria do local (FUNCART).