Por Bruno Leonel

A AlmA Londrina Rádio Web inicia esta semana um ciclo de oficinas formativas para produtores de conteúdo, estudantes e pessoas interessadas em ingressar no universo da comunicação em ambientes virtuais. O primeiro encontro, marcado para os dias 05 e 06 de maio na Vila Cultural AlmA Brasil, irá tratar das oportunidades para abordagens regionais, com características de comunicação popular e comunitária nas redes online.

Parte do time de colaboradores, jornalistas e produtores da Alma Londrina Rádio Web. No dia alguns músicos que tocaram no 3º Palco alma realizado em 2016 - Foto: Bruno Leonel/Rubrosom
Parte do time de colaboradores, jornalistas e produtores da Alma Londrina Rádio Web. No dia alguns músicos que tocaram no 3º Palco alma realizado em 2016 – Foto: Bruno Leonel/Rubrosom

A oficina tem inscrições gratuitas e será ministrada pela professora de Radiojornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Mônica Panis Kaseker, em parceria com a jornalista Mariana Tocci Silva, que desenvolveu uma pesquisa sobre web rádios durante o curso de graduação. A programação será dividida em dois períodos: na sexta-feira, das 19h às 22h, e sábado, das 9h às 12h. “Vamos conversar sobre rádio e convergência midiática, que é um campo em constante transformação”, adianta a professora.

No trabalho de pesquisa desenvolvido na UEL, elas analisaram a produção de jornalismo na AlmA Londrina Rádio Web, observando a articulação entre o local e o global. O resultado do trabalho também servirá para embasar o bate-papo com o público, garantindo uma dimensão prática para a oficina.

O evento é coordenado pelos jornalistas Emerson Dias e Lucas Pullin, e prevê duas fases para este ano: neste primeiro ciclo de oficinas, serão quatro encontros para debater gestão de conteúdo digital, organização do terceiro setor, estética sonora e radioativismo. Já no segundo semestre, as atividades formativas serão desenvolvidas por integrantes da emissora AlmA Londrina com estudantes de escolas públicas da cidade.

A próxima oficina para produtores será realizada em junho. A oficineira convidada será a jornalista e documentarista Eliza Capai, com o tema organização no terceiro setor.

A programação é custeada por recursos do Prêmio Ponto de Mídia Livre, concedido pelo Ministério da Cultura. As atividades da Alma Londrina Rádio Web podem ser acompanhadas pelo site www.almalondrina.com.br.


SERVIÇO
Oficinas AlmA Londrina: Gestão de conteúdo digital
05/05, das 19h às 22h e 06/05, das 9h às 12h
Vila Cultural AlmA Brasil: R. Argentina, 693