Por Bruno Leonel

Começa nesta terça-feira a 35ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro em Londrina. Com programação diversificada e abrangendo diversos gêneros ligados à leitura, a cultura em geral e tradições como a ‘Contação de Histórias’ o evento contará com seis dias de atividades (Veja a Seguir). O evento acontece simultaneamente em várias cidades do Paraná.

semana-literaria-sesc

Neste ano, o evento tem  a ideia de celebrar a diversidade do Brasil e do povo brasileiro. Assim o evento, com suas diversas atividades busca homenagear não um autor específico, mas as representações do Brasil, e também do Paraná, na literatura contemporânea.

Evento

Realização simultânea em 22 das cidades paranaenses que contam com unidades Sesc, esta edição da Semana Literária traz ‘O BRASIL NA MINHA OBRA’ como tema central, promovendo reflexões e debates sobre as maneiras como este país-continente se vê na ficção contemporânea, permitindo-se ainda um olhar para a arte dos paranaenses, vendo como a nossa regionalidade e nossos escritores contribuem para essa movimentação geral que são a literatura e a cultura brasileiras.

Assim, não apenas o Brasil, mas o Paraná também vem para o centro da cena, com sua cultura tradicional e suas expressões contemporâneas – vistas em si mesmas e por meio de ecos, porventura retumbantes, na literatura, no cinema, na música, no teatro, nas artes visuais, na moda, na culinária, configurando nossa identidade cultural híbrida e plural.

Tal diversidade se ramifica em cada cidade, cada unidade Sesc, com escritores convidados e público se encontrando em mesas-redondas, palestras, bate-papos e sessões de autógrafo, oficinas literárias, entre outras atividades e, ainda, nas atrações para o segmento infantil e infantojuvenil, incluindo contação de histórias e oficinas.

Em Londrina – A abertura da Semana Literária & Feira do Livro Sesc – Londrina acontece no dia 13/09, terça-feira, com atividades voltadas ao mais diverso público. Durante todo o dia, receberemos crianças e adolescentes que realizarão uma visita guiada pelo prédio do Sesc Cadeião Cultural e pela feira de livros, além de participar de oficinas culturais. Na programação noturna, haverá apresentação musical com Téo Ruiz e Estrela Leminski às 19h30. Após o show, será feito um bate-papo com a dupla e o lançado o livro “A Autoprodução Musical”.

Téo Ruiz e Estrela Leminski se apresentam na abertura do evento nesta terça (13) - Foto: Divulgação
Téo Ruiz e Estrela Leminski se apresentam na abertura do evento nesta terça (13) – Foto: Divulgação

Na quarta-feira (14/09), às 19h30, exibiremos uma sessão do filme Leste-Oeste, dirigido por Rodrigo Grota. Após a sessão será realizado bate-papo com o diretor do longa que foi rodado em Londrina, em apenas 15 dias. O filme é uma produção da Kinopus, com patrocínio da Prefeitura de Londrina. No elenco, Felipe Kannenberg e Simone Iliescu nos papéis principais. A fotografia é de Guilherme Gerais, autor do fotolivro Intergalático, e a trilha sonora original é de Rodrigo Guedes, da banda Grenade. O filme já ganhou 2 prêmios no 20º Cine PE – Festival Audiovisual de Pernambuco: Melhor Ator (Felipe Kannenberg) e Melhor Atriz (Simone Iliescu).

Na quinta-feira (15/09), às 19h30, haverá mesa-redonda com os escritores Oscar Nakasato e José Castello, com o tema: Vamos falar de quê?. Os escritores debaterão sobre do que tanto se fala. Como se conduzir diante da profusão de textos impressos e eletrônicos dos dias de hoje. Por que essa extrema necessidade de se expor nas redes sociais. Questionamentos sobre o conteúdo do texto escrito da fala entram no debate.

Na sexta-feira (16/09), às 19h30, Rodrigo Garcia Lopes apresentará o show “Canções do Estúdio Realidade”, trará sonoridades da música negra americana, brasileira e instrumental. Após a apresentação, haverá bate-papo e lançamento do livro “Experiências Extraordinárias”.

Durante os dias da semana, serão feitas workshops de Fotografia – Tratamento de Imagem (14 e 16/09) e Automaquiagem (13 e 15/09), parcerias com o Senac. E oficina de narrativas curtas no dia 16/09, todos no período da noite.

A Semana Literária segue com agenda intensa no final de semana para toda a família. No sábado, 17/09, às 16h bate-papo com o escritor indígena Daniel Munduruku, em que ele fala sobre os ritos de passagem para o ensino médio durante uma gostosa conversa com o público adolescente. E logo depois, às 19h30, a sessão de autógrafos com escritores locais agita o evento. Kelly Shimohiro, Dany Fran, Felipe Pauluk, Moacyr Medri, Marina Miyazaki e Natália Cristina de Sá conversam com o público sobre seus livros. E domingo, 18/09, a contação de história com o grupo Kiwi de Jaqueta, às 10h, o espetáculo teatral #Mergulho, para crianças de 01 a 06 anos, às 11h, 15h e 17h, para que todos possam participar. No final do dia, às 17h30, haverá apresentação musical do projeto Sonora Brasil, com o grupo Ilumiara, o grupo é formado por cinco músicos da cidade de Belo Horizonte que também atuam como pesquisadores. Interpretando vissungos, cantigas de ninar, canto de lavadeiras, entre outros, em arranjos elaborados a partir de uma visão estética contemporânea.


Serviço

35ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc Paraná
Data: 13 a 18 de setembro de 2016
Local: Sesc Cadeião Cultural – Rua Sergipe, 52 – 43 3572-7700
Entrada franca
Programação completa: www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/londrina